top of page

BRIT Awards anuncia indicados ao Critics’ Choice 2026

O vencedor do prestigiado prêmio será anunciado em janeiro, antes da cerimônia que ocorrerá um mês depois

BRIT Awards
Imagem: Divulgação

O BRIT Awards divulgou nesta quarta-feira (3) os três indicados ao tradicional prêmio Escolha da Crítica de 2026: Jacob Alon, Rose Gray e Sienna Spiro. A categoria, criada em 2008, é reconhecida por antecipar grandes nomes da música britânica, com vencedores anteriores como Adele, Florence and the Machine, Ellie Goulding, The Last Dinner Party e Myles Smith.


A revelação foi feita por Jack Saunders durante o New Music Show, da BBC Radio 1. O vencedor será anunciado em janeiro de 2026, antes da cerimônia marcada para o mês seguinte no Co-Op Live, em Manchester — a primeira vez que a premiação ocorre fora de Londres.


Para concorrer ao Critics’ Choice, os artistas precisam ser britânicos e não ter registrado nenhum álbum ou single no Top 20 até 31 de outubro de 2025.


Entre os indicados, Jacob Alon chega em destaque após ver seu álbum de estreia, In Limerence, ser indicado ao Mercury Prize. Ao comentar a escolha, o artista declarou:


“Muito obrigado por reconhecerem meu trabalho. Mesmo sendo escocês e irlandês antes de ser britânico, agradeço aos críticos do BRIT Awards por este reconhecimento. Eu realmente acredito nesta música e espero que esta indicação leve o álbum para ainda mais pessoas. ‘Vamos lá, gays!!!’”



Rose Gray, que lançou neste ano seu primeiro álbum, Louder Please, também celebrou a indicação:


“Estou muito animada! Há um ano, eu só desejava que ‘Louder Please’ encontrasse seu público — e aconteceu. Lançar este disco mudou minha vida. Sou muito grata a todos que fizeram parte dessa jornada.”



Sienna Spiro, indicada após o lançamento de seu EP de estreia Sink Now, Swim Later, destacou a surpresa:


“Estou extremamente honrada e grata. Comecei a lançar música no ano passado e jamais imaginaria isso. Muito obrigada!”



No mês passado, a organização também revelou o design do troféu do BRIT Awards 2026. Criado pelo designer britânico Matthew Williamson, o prêmio em resina âmbar remete ao mel dourado da abelha operária — símbolo de Manchester, apoiado sobre um globo que representa o alcance global da música britânica. O objeto foi descrito como “simples, sofisticado e impressionante”.



O anúncio do vencedor do Critics’ Choice está previsto para o início de 2026.

bottom of page