top of page

Bobby Caldwell, cantor de ‘What You Won’t Do for Love’, morre aos 71 anos

O cantor por trás de clássicos como “What You Won't Do for Love” e “My Flame” foi sampleado por artistas como J Dilla e Notorious BIG

(Jason Kempin/Getty Images for BET)


Bobby Caldwell, o artista que criou a canção R&B "What You Won Do for Love", morreu, sua esposa, Mary Caldwell, anunciou no Twitter. Ele sofria de uma doença há vários anos, provocada pelo uso de antibióticos fluoroquinolonas, de acordo com o tweet. Caldwell tinha 71 anos.


“Bobby faleceu aqui em casa. Eu o segurei apertado em meus braços quando ele nos deixou. Estou para sempre com o coração partido", disse Mary. "Obrigado a todos vocês por suas muitas orações ao longo dos anos (...) Descanse com Deus, meu amor".



Mary revela que Caldwell esteve doente nos últimos seis anos e meio, mas não esclarece quais foram as doenças. Ela descreveu a causa da morte do marido com a palavra "floxed". Alguns usam o termo para caracterizar os raros, mas dolorosos, efeitos colaterais dos antibióticos fluoroquinolonas, de acordo com o site The Atlantic.


Caldwell teve um grande sucesso com "What You Won Do for Love" em 1978, depois de anos tocando em bares e gravando demos sem reconhecimento em Los Angeles. A gravadora de Miami TK Records, que enfrentava o declínio do disco, viu potencial no pop com influências de jazz do cantor de fedora e o deixou à vontade para gravar seu primeiro álbum no estúdio. O disco completo, que ganhou o nome do cantor depois que "What You Won Do for Love" foi adicionada à lista de músicas, foi um sucesso. A gravadora ficou apreensiva com a ideia de ter que promover um cantor de soul branco, mas essa preocupação mostrou-se infundada.


Após a falência da TK em 1981, Caldwell não parou de compor e gravar músicas pop, incluindo para o Chicago e seu ex-companheiro de gravadora Boz Scaggs. A pegada cultural cresceu nas décadas seguintes, à medida que os produtores de hip-hop se apegavam ao toque suave e amigável ao soul e ao jazz.



O êxito de "What you Won do for Love" rendeu a Bobby Caldwell composições encomendadas por outros artistas, o que o ajudou a se firmar como um talentoso compositor. A canção "The Next Time I Fall" é dele, gravada pelos artistas Peter Cetera e Amy Grana. O disco mais recente de Caldwell é "Cool Uncle", de 2015.


Bobby Caldwell deixa a mulher, Mary, e a filha do casal.

29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page