top of page

Billy Corgan aponta o Joy Division como a banda mais influente do século XX depois dos Beatles

“Acho que isso fala por si só. Eles meio que cristalizaram o pós-punk de uma forma que nenhuma outra banda jamais fez..."

Billy Corgan no Madame ZuZu's em 31 de agosto de 2025 em Chicago, Illinois.
Billy Corgan no Madame ZuZu's em 31 de agosto de 2025 em Chicago, Illinois. (Foto de Mireya Acierto/Getty Images)

Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins, declarou que o Joy Division é a segunda banda mais influente do século XX — atrás apenas dos Beatles. A afirmação surgiu em um episódio recente da série Track Star, no YouTube, quando o apresentador tocou um trecho de “Disorder”, faixa de abertura de Unknown Pleasures.



Após ouvir a música, Corgan não hesitou:


“Então, venho argumentando há uns bons 20 anos que, provavelmente, além dos Beatles, o Joy Division é a banda de rock mais influente do século XX.”


O músico explicou por que considera o impacto do grupo de Manchester tão significativo:


“Acho que isso fala por si só. Eles meio que cristalizaram o pós-punk de uma forma que nenhuma outra banda jamais fez e se tornaram o modelo para muitas bandas que vieram depois.”


A reflexão continuou com uma análise sobre a força duradoura das composições de Ian Curtis, Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris:


“É música pop não feita para o mercado pop, e é por isso que as pessoas ainda a ouvem. Mas para onde vai essa música? Eles tiveram o quê, talvez um grande sucesso, que é ‘Love Will Tear Us Apart’. Mas eu simplesmente acho que eles são uma das maiores bandas de todos os tempos, e é tão fácil para mim defender esse ponto que nem sei como explicá-lo.”


Corgan disse ainda que bandas verdadeiramente importantes criam estruturas que moldam gerações posteriores:


“Bandas importantes como os Beatles, o Velvet Underground e o Joy Division criam um modelo a partir do qual outras bandas podem criar sua própria música. Basicamente, elas copiam essas bandas de forma amadora, mas você não necessariamente percebe a influência. Existem 400 bandas que se dizem Joy Division, mas você não necessariamente notaria a semelhança. Mesmo que tentem imitar o Joy Division, elas simplesmente não conseguem.”


Ele finalizou destacando como o legado do grupo permanece embutido em maneiras menos evidentes:


“É aí que a coisa fica estranha. Você percebe influências dos Beatles nas pessoas, mas não necessariamente influências do Joy Division. Eu percebo isso na maneira como produzem seus discos. Esse minimalismo pós-pop era muito forte em Chicago e nunca saiu de lá.”



O episódio ainda contou com um momento descontraído em que Corgan conheceu o Geese e brincou que a banda deveria enfrentar o grupo Goose em uma disputa “Goose contra Geese”. Admirador antigo do universo Joy Division/New Order, Corgan já participou da faixa “Turn My Way”, lançada pelo New Order em 2001, e excursionou com a banda no mesmo ano.



bottom of page