top of page

Aos 63 anos, morre Jim Beard, tecladista do Steely Dan

Devido a “complicações de uma doença súbita” como foi relatado em comunicado, Beard morreu no dia 2 de março.

Jim Beard
Foto: The Iridium/Facebook


Tecladista, compositor, arranjador e produtor, Beard estava excursionando com o Steely Dan como número de abertura na turnê de despedida do Eagles. Em Phoenix, dia 20 de janeiro, ele fez aquele que seria o seu último show com a banda.


Beard nasceu na Filadélfia no dia 26 de agosto de 1960, tendo começado a se interessar pela música na sua adolescência. Teve como professor de arranjo, Don Sebesky e aulas de piano com Gorge Shering. Ainda na faculdade, já tocava ao lado de músicos como Slide Hampton e Red Rodney.


Em 1985, Beard mudou-se para a cidade de Nova York, onde continuou a conseguir shows e tocar ao vivo e em estúdio com músicos de jazz e fusion. Ele tornou-se um membro itinerante da banda Mahavishnu do guitarrista John McLaughlin na metade dos anos 80 e começou a trabalhar com o saxofonista Wayne Shorter em 1986. Ao longo da próxima década, Beard excursionou com os guitarristas de jazz Joe Scofield e Pat Metheny.



Ao longo dos anos, uma quantidade enorme de músicos contou com o talento de Beard, tais como Bela Fleck, Al Jarreau, John Mayer, Meshell Ndegeocello, David Sanborn, Esperanza Spalding e Steve Vai entre outros.


O músico morreu em um hospital de Nova York cercado por entes queridos e deixou um filho, uma filha, sua mãe, um irmão e uma irmã.



19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page