top of page

Andy Rourke, baixista do The Smiths, morre aos 59 anos

O músico estava lutando contra um câncer pancreático.

Crédito: Pete Still/Redferns


O baixista do The Smiths, Andy Rourke, morreu aos 59 anos. A notícia da sua morte foi divulgada hoje (19 de maio) por Johnny Marr, seu ex-colega de banda, nas redes sociais. Segundo Marr, Rourke lutou contra uma doença prolongada, o câncer pancreático.


Marr também prestou homenagem a seu ex-companheiro de banda, escrevendo: “Andy será lembrado como uma alma gentil e bonita por aqueles que o conheceram e como um músico extremamente talentoso pelos fãs de música.”



Rourke foi o baixista principal do The Smiths durante dois períodos, de 1982 a 1986 e novamente de 1986 a 1987. Ele contribuiu para todos os quatro álbuns de estúdio da banda: 'The Smiths' (1984), 'Meat Is Murder' (1985 ), 'The Queen Is Dead' (1986) e 'Strangeways, Here We Come' (1987).


Além dos The Smiths, Rourke colaborou e fez parte do supergrupo Freebass, juntamente com Peter Hook do New Order e Mani dos Stone Roses. Ele participou do álbum 'Last of the Independents' de 1994 da banda The Pretenders, e também participou do Moondog One ao lado de Bonehead, ex-guitarrista do Oasis.



Rourke e Marr se cruzaram aos 11 anos de idade, quando ambos tocavam juntos na sala de música de sua escola. Após quatro anos, Rourke, Marr, Morrissey e o baterista Mike Joyce se reuniram em Manchester em 1982 para fundar o The Smiths.


26 visualizações0 comentário
bottom of page