top of page

Alan White, baterista do Yes e John Lennon, morre aos 72 anos



Alan White, baterista de longa data da banda progressiva Yes, morreu aos 72 anos.


Sua família confirmou a notícia no Facebook hoje (26), escrevendo que ele havia falecido após uma “breve doença”.


White se juntou ao Yes em 1972 para substituir, Bill Bruford. Ele fez sua estréia no quinto álbum da banda 'Close To The Edge', passando a tocar em mais de 40 álbuns de estúdio, incluindo o mais recente 'The Quest', de 2021.


Em um comunicado a banda disse: “É com profunda tristeza que o YES anuncia que Alan White, seu muito amado baterista e amigo de 50 anos, faleceu, aos 72 anos, após uma curta doença. A notícia chocou e surpreendeu toda a família YES.


“Alan estava ansioso pela próxima turnê no Reino Unido, para comemorar seu 50º aniversário com o YES e seu icônico álbum Close To The Edge, onde a jornada de Alan com o YES começou em julho de 1972.


Ele comemorou recentemente o 40º aniversário de seu casamento com sua amada esposa Gigi. Alan faleceu pacificamente em casa".


Em 1969 o baterista foi convidado por John Lennon para tocar na Plastic Ono Band. Ele tocou em oito faixas do álbum 'Imagine' de Lennon, incluindo a faixa-título e 'Gimme Some Truth'. Ele também apareceu no programa 'Instant Karma!' de Lennon, e no terceiro álbum de estúdio de George Harrison 'All Things Must Pass'.


Fora sua colaboração no Yes, White tocou com inúmeras bandas ao longo de sua carreira, como The Downbeats, a banda de Billy Fury, The Gamblers, Happy Magazine, Alan Price Big Band, Ginger Baker's Air Force, Terry Reid, Joe Cocker e The Ventures.


White foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame como membro do Yes em 2017.


A declaração da banda concluiu: “YES dedicará sua turnê de 50 anos Close to the Edge no Reino Unido em junho a White”.

 


42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page