top of page

Alan Rankine, do The Associates, morre aos 64 anos

Após sua carreira na banda, ele trabalhou como produtor, artista solo, palestrante e muito mais

Alan Rankine em 1980. Crédito: David Corio/Redferns.


Alan Rankine, vocalista da banda escocesa The Associates, faleceu aos 64 anos. A notícia foi confirmada pelos filhos de Rankine, Callum e Hamish, hoje (3 de janeiro). "Ele faleceu tranquilamente em casa pouco depois de passar o Natal com sua família”, disseram os filhos em um comunicado. “Ele era um homem belo, amável e amoroso, que será muito sentido.”


Rankine fundou The Associates nos últimos anos da década de 1970 com o cantor Billy Mackenzie, tendo lançado três álbuns: 'The Affectionate Punch' (1980), 'Fourth Drawer Down' (1981), e 'Sulk' (1982) são compilações de singles.



Depois de abandonar a banda em 1982, Rankine se transformou num produtor de sucesso e trabalhou em discos de Cocteau Twins e outras, antes de iniciar uma carreira solo em 1986.

Em um período posterior da vida, lecionou no Stow College de Glasgow, ajudando os alunos a criarem o disco Electric Honey, que foi crucial para o início das carreiras de Biffy Clyro, Belle & Sebastian e Snow Patrol.


John Dingwall, um jornalista escocês, disse: “Fiquei muito triste ao ouvir a notícia de que o meu querido amigo Alan Rankine, do The Associates, morreu. Morávamos na esquina um do outro e tínhamos planejado nos encontrar para um café. Descansar em paz Alan Rankine, uma bela alma, e condolências a toda a sua família.”



Outros que homenagearam Rankine incluem Duglas T Stewart, do BMX Bandits, que twittou: “Triste notícia que Alan Rankine morreu. O conheci pelo The Associates e depois um pouco. Envio amor para sua família e todos que o amavam.”

21 visualizações0 comentário
bottom of page