top of page

Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, morre aos 68 anos

O funeral de Akira foi realizado em uma cerimônia fechada para a família.

Akira Toriyama
Imagem: TN World Desk/ Reprodução


Morreu no dia 01 de março o criador da franquia Dragon Ball, Akira Toriyama, aos 68 anos. O anúncio da morte só aconteceu durante as primeiras horas do dia 08, através do estúdio de criação Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo.


A causa da morte foi um hematoma subdural agudo, uma forma de sangramento cerebral. O funeral de Akira foi realizado em uma cerimônia fechada para a família.


“Lamentamos profundamente que ele ainda tenha vários trabalhos em fase de criação com grande entusiasmo. Ele teria muito mais coisas para alcançar...”, dizia o comunicado.


Akira Toriyama nasceu em 5 de abril de 1955 na cidade de Kiyosu, província de Aichi.  Desde criança ele já se interessava por mangás e  apesar de começar a desenhar oficialmente aos 23 anos, ele teve seu primeiro público ainda na época de escola.



No fim dos anos 70 o autor foi contratado pela editora Shueisha, onde trabalhou por alguns anos até conquistar sucesso com o Mangá Sr. Slump, que contava a história de uma androide se passando por humana, tamanha sua perfeição.


Sr. Slump foi essencial para que em um futuro próximo, Akira criasse o Dragon Ball, pois alguns personagens do mangá já apresentavam características futurísticas que seriam utilizadas posteriormente em sua criação.


Dragon Ball apareceu pela primeira vez revista Shounen Weekly em 1985 e Contava  a história de Son Goku, um garotinho com um rabo de macaco que se junta a seus amigos em uma jornada para encontrar as 'esferas do dragão'.

 


O mangá teve várias inspirações, incluindo a comédia de Jackie Chan de 1978, O Grande Mestre dos Lutadores. A sequência de mangás foi longa e promissora até se tornar uma série de televisão e alcançar sucesso mundial, da qual em chegou a ser exibida em mais de 80 países, sendo adaptada também para o cinema, videogames e servindo como porta de entrada dos animes para a cultura jovem do mundo inteiro.

 

Apesar de todo o sucesso, Akira chegou a declarar certa vez em uma entrevista que não entendia o porquê de tanta fama.


Akira Toriyama completou 45 anos de carreira em 2024 e deixa esposa, Nachi Mikami e o filho, Sasuke Toriyama.

 

 

169 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page