"Time", um magnífico disco do Simply Red que elenca o sentimentalismo expressivo de Mick Hucknall
top of page

"Time", um magnífico disco do Simply Red que elenca o sentimentalismo expressivo de Mick Hucknall

Atualizado: 13 de dez. de 2023

“Time” tem 12 faixas que mostram um registro de um disco emocionante e deslumbrante.

(Image: ©dean chalkley 2019)

Será que existe alguém, no mundo, que não conheça o Simply Red? Pergunto como fã do grupo de Soul-Pop e também como um amante de música aberto para novos sons e artistas, envolta do planeta. Em todos os casos é bom mostrar e dizer que essa banda cuja origem aconteceu em Manchester, na Inglaterra, em 1979, tem conquistando o público e a crítica com hits e álbuns maravilhosos com fortes inspirações que vão desde os clássicos artistas da Motown até em Rock e no Jazz cuja, canções que embalam corações e mentes com seus fortes sentimentalismos e a força da liderança de seu vocalista Mick Hucknall que vem acompanhando as mais diversas formações do grupo com muito talento e carisma.


Desde que voltaram do seu hiato em 2011, a banda lança com regularidade discos de estúdio em um intervalo considerável de 4 anos para cada um, como o modesto “Big Love” de 2015 e o elogiado “Blue Eyed Soul” de 2019. E agora em 2023, eles lançam “Time”, seu 13º álbum de estúdio que capta um som extremamente solar, uso de canções belas e para finalizar o bom uso da voz potente de Mick Hucknall que faz os antigos admiradores ficarem admirados e os novos se deslumbrarem com um repertório excelente que faz a vida ser preenchida de fortes emoções.



“Time” tem 12 faixas que mostram um registro de um disco emocionante e deslumbrante. As canções foram compostas por Mick Hucknall durante a pandemia da Covid-19 que soam melancólicas e esperançosas com bastante profundidade sentimental. A produção ficou por conta de Andy Wright, antigo e prestigiado produtor do conjunto.


“Better With You” é uma ode perfeita ao amor onde Mick Hucknall fez uma bela e romântica homenagem à sua esposa Gabriella Wesberry com um som envolvente e eletrônico como se ambos fossem uma versão atualizada de “For Your Babies”, clássica canção que pertence ao disco “Stars”, de 1991.


“Let Your Hair Down” tem uma sonoridade que mistura Eletrônico, Eurodance e Disco Music numa roupagem mais Rock N’ Roll fragmentada por uso de guitarras elétricas. Uma canção que entraria fácil em obras como “Picture Book” de 1985 e “Life” de 1995, ou até mesmo no “Stars” de 1991. Indo um pouco mais além, poderia ser um Lado B da canção “Sunrise” de 2003, onde ambos se utilizaram de sonoridades dançantes que possuem uma carga romântica bem feita.


A canção “Just Like You” é uma declaração de amor continuada de “Better With You” e que possui duas partes nesse material. A primeira tem um som cheio de groove e suingue que se mistura bem a um Rock bem ritmizado e a segunda chamada de "Just Like You, Pt.2", que possui uma levada mais jazzística, mas em ambas Mick Hucknall mostra bem seu romantismo em uma letra bem sentimental. Em todas as duas, o resultado é excelente e o que difere é seu instrumental em escolher se prefere algo mais dançante para se tocar em uma pista de dança, ou em um Bar de Rock como primeira opção, ou mais para se tocar em um Clube de Jazz como segunda opção.



“Shades 22” possui uma sonoridade calma e interessante que parece um Soul com um R&B e elementos de Jazz numa pegada mais acústica com a letra que convida o ouvinte para aproveitar as coisas boas da vida seja no sol ou na chuva. “Never Be Gone” tem um som acústico também e traz um bonito relato de não abandonar as pessoas que você ama, sejam elas, amigos, familiares e a pessoa amada.


“Too Long At The Fair” tem uma letra mais existencialista que analisa e questiona as distâncias das pessoas com uma carga dramática bem forte que é bem acompanhada de um som inspirado no Blues pelo uso excelente de gaita nos seus instrumentos.


“Earth in a Lonely Space” traz um excelente encerramento para esse primoroso trabalho ao trazer um lírico sobre mortalidade ao expor que o planeta Terra é o único no universo e na galáxia, deve ser cuidado e protegido para não ser destruído, bem como mostra a importância de cultivar e espalhar o amor pelas pessoas em um som que tem Soul, Pop e Rock combinados simetricamente muito bem com um solo final apoteótico.

“Time” é mais um grande e excelente trabalho da banda Simply Red que traz suas referências sonoras no mais alto padrão de qualidade, letras que soam como poesias e crônicas sentimentais para a alma, e um repertório formidável. E agora, será que alguém ousará dizer que não conhece Simply Red? Se acontecer, ouça “Time” e seus outros trabalhos para descobrir a sonoridade e o lirismo de um nome que ultrapassa o tempo e o espaço com uma capacidade criativa de deixar a vida mais leve e emocional.

 

Time

Simply Red


Lançamento: 26 de maio de 2023

Gênero: Soul-Pop, Soul, Pop, Pop Rock, Jazz

Ouça: "Better With You", "Just Like You", "Earth In a Lonely Space"

Humor: Contagiante, Afável, Elegante


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Veja o vídeoclipe de "Just Like You":






275 visualizações0 comentário
bottom of page