top of page

Tim Burton sobre IA recriar seu estilo: “É como se um robô levasse sua humanidade”

Atualizado: 11 de set. de 2023

Para o cineasta, a recriação da sua arte pela IA soa um tanto "perturbadora".

Imagem reprodução.


Tim Burton expressou sentir-se "incomodado" com as recriações de seu trabalho feitas pela inteligência artificial. O renomado diretor, famoso por seu distintivo estilo visual sombrio em filmes como Edward Mãos de Tesoura e O Estranho Mundo de Jack, compartilhou suas preocupações e espanto ao testemunhar a replicação do seu estilo pela IA.


"Eles conseguiram fazer a IA criar versões dos personagens da Disney no meu estilo!" Burton comentou com uma expressão um tanto preocupado durante uma entrevista com o Independent, referindo-se a um artigo do Buzzfeed publicado em julho deste ano. "É difícil colocar em palavras o que isso provoca. Isso me fez lembrar daquele ditado de outras culturas que dizem: 'Não tire uma foto minha, porque isso tira a minha alma'".



Embora Burton tenha admitido que algumas das recriações eram "impressionantes", incluindo uma versão gótica de Frozen, o diretor, em sua maior parte, considerou que observar a arte imitada era uma experiência que drenava sua essência criativa.


“O que isso faz é sugar algo de você”, acrescentou Burton. “Isso tira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma.”


O próximo projeto cinematográfico do diretor é "Beetlejuice 2", uma continuação de seu filme original lançado em 1988, no qual Michael Keaton retoma o papel principal. As gravações do projeto foram abruptamente suspensas devido à greve dos atores de Hollywood, ocorrendo apenas dois dias antes da data planejada para seu término.




17 visualizações0 comentário
bottom of page