Talk Talk anuncia reedição em meia velocidade de Spirit of Eden
- Marcello Almeida
- há 22 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 50 minutos
Um marco do pós-rock volta às prateleiras

O Talk Talk confirmou o relançamento em meia velocidade de Spirit of Eden, clássico de 1988, com lançamento marcado para 6 de fevereiro de 2026. A nova edição foi supervisionada por Charlie, filho de Lee Harris e Mark Hollis, em parceria com o produtor Matt Colton.
Gravado por Hollis e Tim Friese-Greene em longas sessões de estúdio, o álbum marcou a ruptura definitiva do Talk Talk com o synthpop. O disco incorporou elementos de jazz, dub, música clássica e ambient, resultando em uma abordagem experimental que se tornaria referência do pós-rock. Em 2013, a NME listou Spirit of Eden como o 95º melhor álbum de todos os tempos.
A guinada iniciada em The Colour of Spring (1986) amadureceu no álbum de 1988, frequentemente apontado como o trabalho mais importante da banda. Na época do lançamento, Hollis explicou sua visão em entrevista arquivada pelo Rock's Back Pages:
“É certamente uma reação à música que está rolando no momento, porque a maior parte dela é uma porcaria. Só é radical no contexto moderno.” Ele acrescentou: “Se tivéssemos entregado este álbum à gravadora há 20 anos, eles nem teriam pestanejado.”A influência de Hollis segue reconhecida por músicos de diferentes gerações. Em 2012, Guy Garvey, do Elbow, disse à Mojo:
“Passar de apenas ter o desejo, a compor algumas das músicas mais atemporais, complexas e originais de todos os tempos é tão impressionante quanto a chegada do homem à Lua.” 
Hollis faleceu em 2019, aos 64 anos.
Após Spirit of Eden, o Talk Talk lançou apenas mais um disco, Laughing Stock, em 1991, antes de Hollis se afastar da indústria. Em 2021, o documentário Talk Talk: In a Silent Way revisitou a criação do álbum de 1988 e reforçou seu impacto duradouro. A nova edição de Spirit of Eden já está disponível para pré-venda, e mais detalhes sobre formatos e materiais complementares serão divulgados até o lançamento.











