top of page

Seymour Stein, fundador da Sire Records que contratou Madonna, morre aos 80 anos

Ele também foi um dos fundadores do Rock Hall Of Fame



Seymour Stein – um lendário executivo que lançou as carreiras de Madonna, Talking Heads, The Pretenders, Ramones e outros – morreu aos 80 anos.


A sua morte foi confirmada pela sua filha mais nova, Mandy, que disse ao The New York Times que ele morreu em sua residência em Los Angeles no domingo (2 de abril) após uma batalha contra o câncer.



Stein nasceu na cidade de Nova York em 18 de abril de 1942. Ele se apaixonou pela indústria da música no colégio e, aos 15 anos (em 1957), trabalhou como estágio de verão na King Records em Cincinnati. Ele se tornou balconista da Billboard apenas um ano depois e, em 1961, assumiu um cargo permanente na King.


Foi em 1966 que Stein - ao lado do produtor musical Richard Gottehrer - fundou a Sire Productions. A dupla investiu $ 10.000 cada e começou introduzindo os sons underground do rock progressivo britânico no mercado americano. Em meados da década de 1970, Sire era uma força a ser reconhecida nas cenas new wave e punk dos Estados Unidos, com Stein assinando com os Ramones e Talking Heads em 1975.



As maiores mudanças de Stein ocorreram no início dos anos 1980, assinando The Pretenders na virada da década e Madonna em 1982. Ele permaneceu como presidente da Sire - bem como vice-presidente da Warner Bros. Records - até se aposentar da indústria da música em julho. de 2018. Ele foi introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame (que ele co-fundou em 1983) em 2005 e, em 2016, foi coroado com o Richmond Hitmaker Award no Songwriters Hall Of Fame.


No mesmo ano em que se aposentou, Stein publicou sua autobiografia, Siren Song: My Life In Music. Um ano antes, aos 75 anos, ele se assumiu gay.



25 visualizações0 comentário
bottom of page