top of page

O primeiro curta-metragem de Mickey Mouse entra em domínio público

Atualizado: 1 de jan.

A partir de agora, a representação original do ratinho está liberada.

O primeiro curta-metragem de Mickey Mouse entra em domínio público
Imagem: Disney


A chegada do ano de 2024 marca a disponibilidade para uso da imagem de Mickey Mouse conforme apareceu em seu primeiro curta, Steamboat Willie, que completa 95 anos neste ano.


A partir de agora, a representação original do ratinho, especificamente a vista no Steamboat Willie, está liberada para utilização em várias produções sem restrições. É importante destacar que a imagem mais contemporânea e tradicional de Mickey Mouse permanece sob a proteção da Disney, enquanto a versão de Steamboat Willie pode ser empregada, reproduzida e até comercializada.



O uso da imagem de Mickey de maneira enganosa, levando consumidores a acreditar que um produto foi fabricado ou endossado pela Disney, continua proibido e protegido pelas leis de propriedade intelectual, conforme informado pela NPR.


Assim, as possibilidades de explorar o personagem são mais limitadas em comparação com o Ursinho Pooh, por exemplo. Produzir uma versão sombria, como "Mickey Mouse: Sangue e Mel", no estilo do terror de Ursinho Pooh, torna-se uma tarefa mais complexa. De acordo com o professor Justin Hughes, especialista em direitos autorais, é essencial agir com cuidado para evitar que qualquer adaptação gere contestações legítimas por violação de direitos autorais por parte da Disney.


Até o momento presente, a Walt Disney Company tem adotado medidas para evitar a divulgação do Mickey original, marcando eventos em 1976 e 1998, com o objetivo de estender seu controle sobre a representação de Steamboat Willie. Em 2009, contudo, a empresa surpreendentemente disponibilizou gratuitamente o curta-metragem no YouTube, como pode ser observado logo abaixo.




32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page