Não Olhe Para Cima usa da ficção para retratar a realidade atual e descrever uma sociedade caótica.
top of page

Não Olhe Para Cima usa da ficção para retratar a realidade atual e descrever uma sociedade caótica.



(CUIDADO, TEXTO PODE CONTER SPOILERS)


Adam McKay começou sua trajetória escrevendo roteiros para o Cinema, a partir de 1995. Porém, foi a partir de 2010 que ele conseguiu se enquadrar como um dos diretores mais importantes no gênero Comédia/Comédia Dramática. Ao criar filmes como ‘The Big Short’ (2015) e ‘Vice’ (2018), Mckay conseguia retratar temas importantes e atuais, sem cair na futilidade e mesmice.


Não Olhe Para Cima, nova produção de Adam, chega numa época turbulenta, ainda em meio aos reflexos de uma pandemia que muitos ousam não acreditar. Acontece que o diretor sabe mexer nas feridas de uma sociedade que não se conscientiza plenamente sobre os perigos que podem ocasionar perdas humanas, em meio a um mundo preocupado demais com as repercussões fúteis das redes sociais (como casamentos de famosos) e está menos focado mutuamente em encontrar soluções para controlar aquilo que nos é realmente nocivo.


Estamos diante de um dos filmes que melhor representa estes tempos. Não só se encaixa perfeitamente em 2021, como também é uma produção que ecoará por muitos anos ainda, trazendo, inclusive, polêmicas entre os que encontraram qualidades e aqueles que encontraram defeitos, mas que, talvez, nem consigam apresentar argumentos válidos para isso.

O negacionismo, políticos hipócritas, guerra ideológica, a disputa midiática que não chega a lugar nenhum, o excesso de fake news, o empresário milionário orgulhoso que se vê como o único salvador mas que também vê uma chance de se enriquecer muito mais diante do problema, parte da sociedade preocupada com a quantidade de likes que pode receber nas redes sociais, o descaso com a Ciência. Essas são algumas das referências que a produção aponta, tudo bem pincelado em várias cenas que presenciamos.


Tudo regado numa equilibrada e sutil ironia/senso de humor. Nada é forçado, exagerado ou burlesco. Algumas cenas como o encontro dos cientistas com a presidente Orlean (Meryl Streep) na Casa Branca e o militar enlouquecido que atira em vão contra o cometa podem até causar risos, embora tragam a verdade do que é ser liderado por pessoas que, ao invés de acolher e proteger, acabam soando descontroladas e patéticas. De forma sábia, o filme também sabe oferecer seu tom dramático necessário e tocante, sobretudo na meia hora final.


Apostando num elenco estelar e diversificado, muitos dos personagens lembrarão figuras famosas de nossa sociedade. Passando pelo cientista desacreditado Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e chegando até ao empresário milionário cheio de soberba Peter Isherwell (Mark Rylance), é fácil o espectador ir se identificando com eventos da vida real em diversos segmentos, massivamente intensificados pelo tempo traumático de pandemia.

Num ritmo bem dinâmico e muito apoiado pela linguagem da era da internet, Não Olhe Para Cima é um filme que vai mudando constantemente, apesar de não parecer. Da descoberta do cometa em colisão com a Terra até o dia da catástrofe, as reviravoltas acontecerão, embora o espectador não espere outra resolução para o filme. E nem precisa. As caricaturas hipócritas da nossa realidade estão ali, a ridicularização da Ciência não se extingue num piscar de olhos e sem a participação de uma sociedade em prol de um benefício em comum, ninguém ganha como resultado final. Um filme que acaba se tornando amargo, porém realista e contundente.


Essa aproximação fiel com a realidade traz impacto ao filme, embora cause medo pois é de fazer refletir como um acontecimento tão catastrófico terá repercussão num mundo caótico, desencontrado entre si, sem consciência do que é realmente necessário e dividido por ideais políticos que só garantem benefícios aos mais ricos. Embora não perca sua finalidade de entreter, é outro exemplo onde, mais uma vez, a ficção nos alerta para riscos de catástrofes e tempos sombrios numa sociedade que pensa que a extinção está longe de chegar.

 

Ficha Técnica:

'Não Olhe para Cima'

Ano: 2021

País: EUA

Classificação: 16 anos

Duração: 145 min

Direção: Adam Mckay

Roteiro: Adam Mckay

Elenco:Jennifer Lawrence, Jonah Hill, Leonardo DiCaprio, Timothee Chalamet, Tyler Perry, Mark Rylance, Rob Morgan, Cate Blanchett, Meryl Streep

Onde ver: Netflix

 

Assista ao trailer do filme:


 

Sobre Eduardo Salvalaio

Um cara da área Civil mas que nos momentos de folga tem um tempo para a escrita. Fã da arte de um modo geral, acha que com ela podemos tirar um pouco os dissabores da vida. Livros, discos, filmes, jogos: um arsenal do qual não abre mão.


 

128 visualizações0 comentário
bottom of page