top of page

NewDad sobre o relacionamento com a Irlanda: “Queríamos fazer algo com toda a épica mitologia irlandesa”

O álbum de estreia do NewDad, ‘Madra’, será lançado em 26 de janeiro pela Atlantic Records.

NewDad
Crédito: Joseph Bishop para NME


A banda NewDad compartilhou insights sobre sua conexão com sua terra natal, a Irlanda. O quarteto, originalmente de Galway e atualmente residindo em Londres, abordou as influências de sua cultura, abrangendo desde a língua até a mitologia irlandesa, e discutiu como esses elementos se refletem em sua música durante uma entrevista para a revista NME.


O álbum de estreia da banda, intitulado 'Madra', por exemplo, recebe o nome da palavra gaélica irlandesa para 'dog'.


“Temos um ótimo ditado na Irlanda: 'Is Fearr Gaeilge bhriste, ná Béarla cliste', que significa 'Irlandês quebrado é melhor do que inglês inteligente' – mais pessoas deveriam se esforçar para falar esse idioma e encorajar outros a fazerem o mesmo,” disse o baterista Fiachra Parslow.



“Acho que estar aqui me deixou ainda mais conectado com o idioma. Pessoas fora da Irlanda pensam no país no contexto de duendes e toda essa merda – mas isso não está certo, sabe? Em vez disso, queríamos fazer algo com toda a mitologia irlandesa épica.”


Além disso, o NewDad expressou sua admiração por dois outros artistas irlandeses que exerceram uma influência significativa sobre eles.


Um momento particularmente crucial para eles foi ver Just Mustard abrir para o The Cure no Malahide Castle, em Dublin, em junho de 2019. “Assistir a apresentação de Just Mustard foi semelhante a uma epifania para nós”, diz ela. “The Cure é a melhor banda de todos os tempos; ver algumas crianças de uma parte rural semelhante da Irlanda se abrindo para eles foi incrível. Eles chegaram lá através de muito trabalho e nos fizeram realmente querer ir em frente.”


A vocalista Cara Joshi também descreveu o disco de 2022 do Fontanes DC, 'Skinty Fia', que desvendou os sentimentos de deslocamento e culpa da banda por deixar a Irlanda, como “tão bonito e identificável”.



"Ele falou sobre aqueles que estão se mudando para um lugar desconhecido e abordou o conflito entre o amor pela sua terra natal e a vergonha associada a ela. A maneira como Grian Chatten, vocalista do Fontaines DC, expressou todas essas ideias impactantes foi incrivelmente precisa; eu sinceramente o considero um dos nossos melhores compositores."


O álbum de estreia do NewDad, ‘Madra’, será lançado em 26 de janeiro pela Atlantic Records.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page