Kate Bush supostamente concedeu permissão para série Stranger Things da Netflix, usar sua faixa de 1985, 'Running Up That Hill' por ser fã devota do seriado.
A procura pela canção de Bush cresceu significativamente nas plataformas de streaming após aparecer na parte I da 4ª temporada da série. O hit dos anos 80 com a pegada rítmica embalada por um synth pop, ganhou o gosto da geração z, e fez muita gente redescobrir a cantora. O sucesso seminal de Bush aparece na série em um momento chave envolvendo a personagem Max Mayfield (Sadie Sink).
A música que faz parte do disco 'Hounds of Love' de Bush, ultrapassou a canção 'Wuthering Heights' (também da cantora) no Spotify e se tornou o título mais popular no serviço de streaming. Foi descrito como “o maior ganhador no gráfico global do Spotify” pelos gigantes do streaming.
Agora, a supervisora musical da série, Nora Felder, explicou à Variety como eles conseguiram a permissão de Bush para usar a faixa na 4ª temporada da série.
“Cada uma das possíveis colocações de músicas nos roteiros iniciais foi marcada com o espaço reservado, 'música TBD Max'”, disse Felder. “A partir daí, fiz um esforço para me alinhar internamente com o que os Duffers achavam que eram os elementos mais importantes necessários e minha própria compreensão intuitiva dos sentimentos complexos de Max.”
Felder ainda continuou dizendo que quando ela desembarcou em 'Running Up That Hill', a música "imediatamente me impressionou com seus acordes profundos da possível conexão com as lutas emocionais de Max e assumiu mais significado à medida que a música de Bush marinava em minha consciência".
“Sentei-me com meu coordenador de liberação e expus todas as cenas roteirizadas para usos de músicas que conhecíamos naquele momento”, continuou ela. “Conhecendo os desafios, passamos a criar descrições de cenas elaboradas que fornecessem o máximo de contexto possível para que Kate e sua equipe tivessem uma compreensão completa dos usos. Quando terminamos, estávamos no limite, mas empolgados e esperançosos.”
Em seguida, o supervisor de música teve que rastrear a editora, o que a levou a Wende Crowley, vice-presidente sênior de marketing criativo, cinema e TV da Sony Music Publishing, que recebeu o pedido.
“Nora Felder veio até nós antes da pandemia para discutir a ideia de usá-la como a 'música' de Max para esta temporada”, disse Crowley. “Ela queria ter certeza de que estava dentro do reino das possibilidades antes de conquistar os [produtores executivos] The Duffer Brothers com a ideia, já que a música seria um ponto focal para o enredo de Max”.
Crowley continuou: “Kate Bush é seletiva quando se trata de licenciar sua música e, por causa disso, nos certificamos de obter páginas de roteiro e filmagens para ela revisar, para que ela pudesse ver exatamente como a música seria usada”.
Bush, sendo uma grande fã de Stranger Things, concedeu permissão a eles após entender a intenção e a visão da música.
תגובות