top of page

'Já Ouviu Falar de Amor?', a excelente e interessante estreia em disco do pernambucano Lucas Mamede

Atualizado: 7 de abr. de 2023

'Já Ouviu Falar de Amor?' foi lançado em 3 de fevereiro de 2023.

Lucas Mamede. Foto: Breno Galtie


A música brasileira, em especial a MPB, vem sempre se inovando cada vez mais. Vemos isso claramente quando a Bossa Nova trouxe tons mais calmos na hora de cantar, a Jovem Guarda e a Tropicália trouxeram instrumentos e sons elétricos, o Rock e o Rap trouxeram uma potencialização gigante, o Forró deu voz ao nordeste e abriu espaço para novos tempos, o Samba deu alegria e poesia, e tantos outros gêneros musicais que se mostrados importantes nessa formação atemporal e eclética. E um que tem feito uma inovação importante na música popular brasileira de uns tempos para cá é o Pop.


O Pop na MPB tem sido o resultado de uma música popular brasileira em um som que soa sentimental, alegre, divertido e simples. Poderia mencionar vários músicos que são assim, mas o que vou destacar é Lucas Mamede, um jovem pernambucano de 20 anos que tem feito esse som de um jeito diferente onde ele mistura essa MPB-Pop com elementos tradicionais, fazendo de 'Já Ouviu Falar de Amor?' seu disco de estreia em não, ser algo mais do mesmo e trazer para esse trabalho um aspecto mais poético, interessante e sonoro.



O álbum possui 12 faixas interessantes que mostra o quanto que Pernambuco é um estado rico em riquezas culturais que vão desde Luiz Gonzaga até Chico Science e mostra também o repertório de Lucas Mamede de uma forma admirável. O disco abre bem com a faixa título que é um Forró magnífico que tem uma bonita letra cujo o objetivo é falar de amor com intuito de se declarar para a pessoa amada em um transbordamento emocional bem forte e cativante.


“Aquarela” possui a participação de Ganhadeiras de Itapuã que lembra bem um samba de roda com uma letra carregada de bom romantismo e sonoridade que faz se sentir em uma das belas praias, como a rica região nordeste do Brasil. “Jardim de Fantasia” é uma regravação do repertório musical do mineiro Paulinho Pedra-Azul que possui um aspecto que mistura o caipira com o Pop em um som extremamente moderno, leve e poético que faz dela uma faixa bem especial.



“Dia de Chuva”, tem a composição de Ana Caetano do duo AnaVitória e aqui tem uma sonoridade que convida o ouvinte para dançar um Forró o qual o som faz lembrar de artistas do gênero como Falamansa, Bicho de Pé e Limão com Mel que fazem um Forró muito bom enquanto apresenta uma letra que aborda uma saudade emocional. “Cinderela” possui uma balada extremamente contagiante que mostra um som inspirado no Reggae e uma letra que aborda o amor por uma mulher que exala perfeição, emoção e paixão correspondida.


“Conto Os Dias” tem um som bem solar e enérgico com influências que vão desde Gilberto Gil, Jorge Ben Jor até Marisa Monte e Luedji Luna e em uma bonita letra que traz a alegria de esperar pela pessoa amada que está voltando.



'Já Ouviu Falar de Amor?' é, até o momento, uma grata surpresa positiva para o ano de 2023 por vários fatores: trouxe ares sonoros muito bons para a MPB, fez bem em relevar o Lucas Mamede como um nome muito interessante para acompanhar daqui para frente e traz letras que são simplesmente excelentes capazes de trair desde o público mais Pop e o mais tradicional na música brasileira que acolhe referências e influências de um jeito extremamente agradável.

 

Já Ouviu Falar de Amor?

Lucas Mamede


Gênero: MPB, Pop

Lançamento: 3 de fevereiro de 2023

Ouça: "Já Ouviu Falar de Amor?", "Cinderela", "Conto os Dias"


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Veja o videoclipe de "Já Ouviu Falar de Amor?"





147 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page