Iron Maiden pede que fãs deixem os celulares de lado durante nova turnê: “Curtam o show com a alma"
- Marcello Almeida
- 20 de mai.
- 3 min de leitura
Run For Your Lives começa em maio e celebra os 50 anos da banda com novos palcos, novo baterista e uma mensagem direta: viva o agora

Em meio a uma era dominada por vídeos verticais e registros incessantes de shows ao vivo, o Iron Maiden resolveu puxar o freio e lançar um pedido direto aos fãs: deixem os celulares no bolso e curtam o espetáculo com os olhos e o coração.
A nova turnê da banda britânica, Run For Your Lives, estreia no dia 27 de maio em Budapeste, na Hungria, e já tem mais de um milhão de ingressos vendidos para as 32 datas em estádios, arenas e festivais por toda a Europa. A excursão celebra os 50 anos da formação do Maiden, com um repertório que atravessa cinco décadas — do disco de estreia Iron Maiden (1980) ao clássico Fear of the Dark (1992).
Mas nem tudo é nostalgia. A banda também está de olho no presente — e no quanto ele anda sendo perdido por detrás das telinhas. Em comunicado publicado via Blabbermouth, o empresário Rod Smallwood fez um apelo sincero aos fãs:
“Queremos mesmo que os fãs curtam os shows em primeira mão, em vez de em suas telinhas. O uso excessivo de celulares hoje em dia diminui a diversão, principalmente para a banda, que está no palco olhando para fileiras de celulares, mas também para outros espectadores. Sentimos que a paixão e o envolvimento dos nossos fãs nos shows os tornam realmente especiais, mas a obsessão pelo celular agora está tão fora de controle que se tornou uma distração desnecessária, especialmente para a banda.
Espero que os fãs entendam isso e sejam sensatos em limitar severamente o uso das câmeras de seus celulares em respeito à banda e aos outros fãs. Gostaríamos muito que vocês estivessem ‘no momento’ e se envolvessem de forma totalmente ativa para curtir cada uma dessas músicas clássicas no espírito e na maneira como foram tocadas pela primeira vez. Este show não é apenas uma celebração da nossa música; trata-se, como vocês verão, também dos nossos anos de arte, do Eddie e dos muitos, muitos mundos do Maiden que criamos para vocês.
Então, por favor, respeitem a banda, respeitem os outros fãs e divirtam-se ao se juntarem à família Maiden cantando com o coração em vez de pegar o celular! Não é pedir muito, né?”
A fala ecoa o movimento de outras bandas, como o Ghost, que já anunciaram restrições mais rígidas ao uso de smartphones em turnês. Mas no caso do Iron Maiden, o tom é outro: menos imposição, mais apelo emocional.
A Run For Your Lives também marca uma nova fase para a banda com a estreia do baterista Simon Dawson, substituto de Nicko McBrain, que anunciou sua aposentadoria no final de 2024 e fez seu último show com o Maiden em São Paulo, há cinco meses.
Enquanto os fãs ainda sentem a ausência de Nicko, a próxima chance de ver um dos grandes nomes do Maiden ao vivo será com Bruce Dickinson, que se apresenta no festival The Town, em São Paulo, no dia 7 de setembro.
E enquanto o Brasil ainda aguarda sua vez na nova turnê, fica a pergunta que ressoamais alto do que qualquer riff de guitarra:
Você consegue deixar o celular de lado… ou vai perder o show tentando registrá-lo?
Comentarios