Cineasta palestino Hamdan Ballal é libertado após sequestro por forças israelenses
- Marcello Almeida
- 25 de mar.
- 1 min de leitura
“Hamdan Ballal está livre e está a caminho de casa para encontrar sua família.”

Hamdan Ballal, co-diretor do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025, foi libertado após ter sido linchado e sequestrado de dentro de uma ambulância pelo exército israelense.
A informação foi divulgada por Yuval Abraham, também diretor do filme:
“Hamdan Ballal está livre e está a caminho de casa para encontrar sua família.”
Segundo Abraham, Ballal foi atacado por colonos israelenses na região palestina onde o documentário foi filmado. Na tarde de segunda-feira (24), o cineasta relatou:
“Um grupo de colonizadores acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então.”
O jornal israelense Haaretz confirmou o ataque, ocorrido por volta das 18h locais (13h de Brasília) na vila de Susya. Segundo o relato, um colono abordou um grupo de palestinos, que pediram que ele se retirasse. Logo depois, dezenas de outros colonos chegaram ao local e começaram a atacá-los com paus e pedras, além de destruir tanques de água e veículos.
Sem Chão, dirigido por Abraham, Ballal, Rachel Szor e Basel Adra, acompanha a luta dos palestinos originários de Masafer Yatta, no sul da Cisjordânia, diante das demolições promovidas pelo exército israelense para instalação de um campo de treinamento militar.
O documentário segue em exibição em alguns cinemas brasileiros e chega ao streaming Filmelier+ em abril.
Comentários