top of page

'Wandinha': por trás dos gritos no novo e divertido spin-off da TV

Atualizado: 17 de dez. de 2022

Conheça Jenna Ortega e o elenco da reinicialização da Família Addams da Netflix

Imagem Reprodução


É bastante rotineiro, quando se é adolescente, ser tido como preguiçoso, mal-humorado ou mesmo egocêntrico. Em alguns casos, o estereótipo é verossímil. Contudo, é menos usual ser comparado, repetidamente, a um psicopata de cabelo alto que coloca peixes carnívoros dentro da roupa dos seus colegas de classe.


Jenna Ortega revelou recentemente que sempre a comparavam a Wandinha Addams. Ela contou o motivo pelo qual, quando foi escalada como a protagonista de 'Wandinha', a nova adaptação da Netflix do clássico sombrio e engraçado da família de Charles Addams, ela não teve dificuldade para se relacionar com sua personagem - uma gótica antissocial com tendências criminosas que mantém um mão sem corpo como um animal de estimação.


“Sempre me compararam à Wandinha Addams” – Jenna Ortega

“"Eu era esquisita", diz, "então não ajudou". Sempre fui seca e sarcástica.”



Ortega é, naturalmente, muito mais sociável do que a personagem que ela interpreta na telinha – mas a atriz está certa ao dizer que elas combinam bem. Recheado de piadas com um tom de ironia, Wandinha permite que Ortega exiba toda a sua sagacidade durante seus oito episódios. Situado um pouco mais tarde na linha do tempo da Família Addams do que vimos antes, a série spinoff segue a história de quarta-feira, 16 anos depois que ela foi enviada para uma academia semelhante a Hogwarts nas montanhas, porque ela mutilou metade do time de pólo aquático em seu antigo colégio. Existem maneiras mais adequadas de punir os atletas que intimidam seu irmão, informa a diretora, do que 50 comprimentos com um cardume de piranhas.


A nova escola de Wandinha não é como a velha escola. Os alunos do Nevermore vivem em um castelo medieval e são todos mágicos - de sereias e górgonas a lobisomens e vampiros. Nos dias de folga, eles visitam a cidade vizinha de 'Normie', onde são temidos e odiados por humanos comuns. A princípio, Wandinha trata todos com igual desdém, mas o que é isso? Um monstro misterioso está comendo crianças na floresta e ninguém é burro o suficiente para investigar? Aqui está Ortega – e alguns de seus colegas de elenco – para nos contar mais…

Jenna Ortega e Emma Myers. CRÉDITO: Netflix



Esta não é a Wandinha Addams de quem você se lembra


Gosta do namorado da Lisa Loring na sitcom original? E a Christina Ricci dos anos 90? Esqueça-os. Ortega toma os melhores aspectos dos seus predecessores - o visual clássico de Loring; a máscara pintada e inexpressiva de Ricci - e os mistura num perfil moderno da Geração Z, perfeito para a estética do programa do ensino médio.


“"Raramente se tem a chance de interpretar um personagem tão emblemático", afirma Ortega, radiante. "Houveram dificuldades pelo caminho, mas queríamos fazer uma versão inovadora [de Wandinha]"


“Foi ótimo poder representá-la como hispânica. Acho uma ótima decisão da Netflix e estou grato por ter tido a oportunidade de [retribuir] meninas que se parecem comigo, já que crescer [sem tantos modelos na tela] foi definitivamente mais difícil.”


Ela tem amigos …


Wandinha, no passado, voava exclusivamente sozinha. O ícone de estilo misterioso e assustador, mesmo em família, preferia fazer suas próprias coisas - encenar experimentos científicos ambiciosos ou criar armadilhas lúdicas para seu irmão mais novo, Pugsley. Mas ela precisa de ajuda dessa vez.


“"Eu sou a Enid Sinclair, uma loba-mulher da Califórnia", diz Emma Myers, a co-estrela sorridente de Ortega. “A personagem fica com Wandinha e é o seu oposto. Mas funciona porque os opostos se atraem e ela gosta de fofocas, então se torna a informante de Addams na escola.


A dupla de detetives inicia (de alguma maneira) uma amizade enquanto trabalham juntas para localizar um assassino em seu meio - e descobrir segredos sobre o passado sombrio e oculto de Nevermore. Alguns alunos não aceitam o comportamento arrogante de Wandinha. Eles tentam interferir com seus planos.


Jenna Ortega com as co-estrelas Percy Hynes White e Hunter Doohan. CRÉDITO: Netflix

…e inimigos


“"Percy Hynes White apresenta Xavier, filho do médium Vincent Thorpe, o cliente mais escorregadio da série. “Não são próximos, mas são uma família abastada e ele consegue tudo. Ele é muito mal-humorado e meio suspeito.”


Xavier também tem uma namorada que surge de vez em quando e que se torna a maior inimiga às quartas-feiras. “Bianca Barclay é uma sereia, o que significa que ela tem a capacidade de [magicamente] persuadir as pessoas com suas palavras”, explica Joy Sunday. “Ela é muito charmosa e também muito competitiva. Ela leva as coisas muito a sério. Mas também porque ela tem muito a esconder. Ela é como quarta-feira, pois ambas erguem paredes, mas há suavidade por baixo”.


Existe até uma paixão!


Tyler Galpin é um barista meio período, alto e de cabelos soltos, com dificuldade para convencer Wandinha a sair com ele.


“"Sou um 'normie', não vou para Nevermore como os outros", diz o ator Hunter Doohan. Ele acha que Wandinha e Tyler se unem porque ambos querem sair da cidade.”


Joy Sunday, que interpreta Bianca Barclay em 'Wednesday'. CRÉDITO: Netflix

Wandinha foi inspirada por uma mulher gótica de grande beleza.


Um adolescente precisa de influências, e não é mais icônico que Siouxsie Sioux, a roqueira dos anos 70. "Assisti ao vídeo de 'Happy House' dos Banshees com frequência", revela Ortega. “Sinto-me ruim por roubar alguns movimentos dela. Tem um pouco da coreografia de Wandinha [Rave'N] em que estou pulando para a esquerda com os braços para o lado, que [Siouxsie] fez em sua carreira, mas mais tarde.


“Existe também um gesto que ela faz por bastante tempo enquanto canta no suporte do microfone [Ortega faz mímica de um movimento de mão] e eu fiz isso como preenchimento enquanto esperava a câmera se mover. Improvisei bastante.”



Tim Burton é o diretor de alguns episódios.


Com o tempo, "burtonesco" tornou-se uma abreviatura de "sombrio" e "distorcido". Dessa forma, seria mais estranho se o diretor de Beetlejuice não tivesse se relacionado com a personagem Lydia. Tim Burton atuou como produtor e diretor em quatro episódios, além de deixar sua marca estética no programa e nas sequências de luta não para crianças.

Tim Burton, que dirigiu quatro episódios de 'Wednesday'. CRÉDITO: Netflix

Esta mão sem um corpo não é um efeito especial gerado por computador.

Quando pensa nas palavras "Addams e Família", o que lhe surge à mente? É bem possível que seja a música tema de earworm de Vic Mizzy. Os profissionais de marketing da Netflix também são conscientes disso e, por essa razão, usaram os diferentes cliques da faixa como parte central do primeiro vídeo teaser, divulgado no início deste verão. Na peça, Wednesday é acompanhada por Thing – sua mão desencarnada de estimação – quando sai da escuridão. Thing serve como um fiel companheiro durante todo o show. O vídeo é conciso, eficaz e deu-nos vontade de repetir a experiência - mas não foi tão simples reproduzir a atmosfera de um chá de Wandinha...


““É tão estranho, Coisa é um ator usando um terno [azul] completo, exceto pela mão”, diz Fred Armisen, que interpreta o imberbe Tio Fester na série. “Não é tela verde, é tela azul onde filmam o cenário vazio e depois com os atores.”


“"O cenário foi projetado para ele", relembra Ortega. “Chamávamos os objetos de "escrivaninha selvagem" ou "cama selvagem", que seriam colchões com furos em formato humano para que pudesse deitar [e esconder seu corpo da câmera], ou mesas que teriam os pés removidos ou buracos nas laterais.


A primeira temporada de Wandinha está disponível na Netflix.





522 visualizações0 comentário
bottom of page