top of page

'Vem Doce': O novo e eclético disco de Vanessa da Mata que traz letras amáveis e fortes para 2023

Um disco recheado de letras que emanam crônicas, parcerias que exaltam o ecletismo e qualidade da cantora que amplia seu reportório com o bonito 'Vem Doce'.

Van Campos/Fotoarena/Folhapress


Vanessa da Mata é um dos grandes nomes da música brasileira surgidos nos anos 2000. Natural de Alto Graças, cidade do estado de Mato Grosso, ela sempre mostrou muito carinho e amor pela música, mais precisamente pela MPB ao introduzir elementos do Pop na sua forma de cantar e compor, o que fez ela ser uma figura carimbada em inúmeras estações de rádio e ter forte presença em trilha sonora de várias telenovelas.


A cantora, com quase 20 anos de carreira, presenteou o público e a crítica com o novo trabalho 'Vem Doce', um álbum de estúdio que apresenta uma mistura de letras cheias de crônicas com muitas parcerias que exaltam ecletismo e qualidade que visam ampliar seu repertório e sua influência na música brasileira.



'Vem Doce' é lançado após 4 anos do seu último trabalho 'Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina' de 2019 e apresenta uma Vanessa da Mata falando de amor sublimemente enquanto apresenta camadas sociais, políticas, sensuais e espirituais sem perder a essência e a relevância de ser uma voz importante ao mostrar sua força feminina por decidir lançar ele no dia 8 de março data na qual se celebra o dia internacional das mulheres.


A capa do disco apresenta uma surpreendente foto da artista deitada em volta de uma vegetação acompanhada por um grupo de vários tipos de frutas tropicais onde as frutas são, além de saborosas, demonstram a doçura e a fervura do que se pode esperar nas suas 13 interessantes faixas extraídas da voz e mente de Vanessa da Mata e suas parcerias.

O álbum abre com a faixa-título ("Vem Doce"), cuja letra, assim como seu videoclipe lançado em 12 de dezembro de 2022, abrem caminho para uma balada romântica com ares de sensualidade acompanhados de uma voz cristalina da cantora com um instrumental cheio de leveza e groove que demonstram ser um aperfeiçoamento da sua memorável canção “Ai, Ai, Ai…” que foi lançada no não tão distante ano de 2004 no disco 'Essa Boneca Tem Manual' ao trazer um acalanto para os corações.


Em “Foice”, temos um som alucinante de riff de guitarra que soa como um Afrobeat misturado com Axé, Pop e Rock enquanto ouvimos uma letra que passa por uma crítica social que transita por elementos religiosos e espirituais enquanto traz esperança enquanto critica o racismo, a intolerância religiosa, a violência e a desigualdade presentes no Brasil dos tempos atuais.


“Comentário a Respeito de John”, temos uma bela regravação de um clássico cancioneiro do inesquecível músico cearense Belchior ao trazer um forró bem gostoso de ouvir e dançar onde a cantora convidou com o talentoso hitmaker pernambucano João Gomes, famoso pelo sucesso chicleteiro “Dengo”, um dueto que agregou positivamente o repertório dos dois ao trazer uma sonoridade maravilhosa do primeiro ao último segundo da música.


"Fique Aqui" é uma música com Vanessa da Mata e L7nnon. Uma letra sensível sobre um relacionamento e os bons momentos frutos do mesmo, com uma mistura bem legal do Rap e Hip Hop. Lembra a primeira parceria de da Mata misturando MPB com os dois gêneros na belíssima "Passarinhos", com Emicida, para o álbum dele "Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…" de 2015. “Oi” e “Me Liga” possui elementos de Samba Rock que são apresentados de forma ótima e exalta bem as suas respectivas parcerias com Marcelo Camelo (vocalista da banda, Los Hermanos) e Dom Lucas na forma de compor e sonorizar cada uma das faixas. Há também espaço para o reggae de uma forma bem produzida em “Gêmeos” com letra cronista de dois irmãos que são totalmente diferentes um do outro, envolta de uma sonoridade cheia de suingue que lembra o jeito jamaicano de tocar.

Em entrevista ao portal R7, no dia 8 de março de 2023, Vanessa da Mata demonstrou uma forte crítica ao mercado brasileiro atual, mostrando que o cenário deve ser composto por ritmos e gêneros diferentes para promover ecletismo e misturas musicais. O seu álbum 'Vem Doce' demonstra isso claramente, apresentando uma grande diversidade de sons, letras e sentimentos, que vão desde baladas românticas até reflexões e indignações, passando por vários ritmos. Dessa forma, ela mostra que está sempre atenta aos acontecimentos, o que explica porque é uma das principais figuras da música popular brasileira desde o início dos anos 2000.

 

Vem Doce

Vanessa da Mata


Lançamento: 8 de março de 2023

Gênero: MPB

Ouça: Vem Doce, Foice, Comentário a Respeito de John

Humor: Virtuoso, Amável, Sereno, Crítico



 

NOTA DO CRÍTICO: 8,5

 

Veja o videoclipe de "Vem Doce" no YouTube:


204 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page