U2 presta homenagem à Ucrânia no terceiro ano da invasão russa
- Marcello Almeida
- 24 de fev.
- 1 min de leitura
'Pride (In the Name of Love)'

O U2 compartilhou uma mensagem especial em apoio à Ucrânia e ao presidente Volodymyr Zelenskyy, marcando três anos desde o início da invasão russa. A banda publicou no Instagram uma leitura do poema My Friendly Epistle, do escritor ucraniano Taras Shevchenko, acompanhada por uma peça de piano.
Bono revelou que ele e The Edge enviaram essa gravação a Zelenskyy em 2022, logo após a invasão. Agora, o U2 resgata o momento para reforçar a importância do conflito.
“Todos os que acreditam na liberdade e sentem o perigo em que nós, europeus, agora nos encontramos não estão dormindo facilmente sobre isso, o terceiro aniversário da invasão”, escreveu Bono, prometendo mais reflexões sobre o tema.
A declaração vem após o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, ter chamado Zelenskyy de “ditador sem eleições” na semana passada. No entanto, Zelenskyy foi eleito de forma democrática em 2019 e, segundo a legislação ucraniana, as eleições estão suspensas no momento devido à lei marcial, em vigor desde o início da guerra em 2022.
É um momento também de intensas negociações entre Zelenskyy e líderes europeus sobre o futuro da Ucrânia, após o presidente sinalizar que pode renunciar caso o país consiga adesão à OTAN.
Comments