top of page

Thurston Moore, do Sonic Youth, relembra os dias melancólicos após a morte de Kurt Cobain

O guitarrista do Sonic Youth, lançou recentemente sua autobiografia, intitulada 'Sonic Life'.

Thurston Moore e Kurt Cobain
(fotos de Kevin Mazur e Martyn Goodacre)


Thurston Moore, guitarrista do Sonic Youth, relembra os dias após a trágica morte de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, em sua autobiografia "Sonic Life", lançada recentemente.


Moore descreve a impactante notícia recebida na manhã de 8 de abril de 1994 por meio de um telefonema do agente de reservas da banda, Bob Lawton.


"Nos meses anteriores, as coisas não pareciam boas: a overdose em Roma, relatos de Kurt desaparecido em Seattle, a intervenção de seus amigos e familiares", escreveu Moore. "Alegadamente, há três dias, antes de ser descoberto por um trabalhador que instalava iluminação de segurança em sua casa no Lago Washington, Kurt suicidou-se."


Sonic Youth tocando ao vivo, com Kurt Cobain assistindo sua apresentação da esquerda do palco, em 26 de setembro de 1992
(Foto: Lindsay Brice/Getty Images)

"Kim [Gordon, então esposa de Moore e colega de banda do Sonic Youth] estava em uma sessão de fotos para a linha de roupas X-girl, que ela co-fundou com sua amiga Daisy von Furth, no apartamento de Daisy, mais no centro da cidade", ele continuou. "Ela estava grávida de quase sete meses e feliz. Foi doloroso para mim, mas liguei para o apartamento de Daisy e contei a notícia para ela – então ela ficou em silêncio."

“Ela não conseguia falar. No silêncio, pude senti-la chorando. Como cada um de nós, ela amava o menino.”

De forma mais positiva, Moore também recordou estar nos camarins com Cobain e Courtney Love no Bayfront Park Amphitheatre em Miami, em novembro de 1993.


"Frances Bean Cobain tinha pouco mais de um ano na época", recordou Moore. "Ela ficou nos bastidores com suas babás, correndo de um lado para o outro, pegando o que podia das bandejas de petiscos, uma figura adorável e radiante. Era possível ver as características de ambos, tanto de Courtney quanto de Kurt, em seu rosto expressivo. Minha mãe observou Courtney acalmar Frances, abrindo uma garrafa de suco para ela e brincando juntas no colo. Minha mãe elogiou Courtney: 'Você é uma mãe muito boa'. Courtney se surpreendeu, olhando para minha mãe com os olhos arregalados. Isso era tão diferente das acusações que eram feitas a Courtney e Kurt na imprensa, onde ambos eram frequentemente retratados como monstros viciados em drogas. Courtney respirou fundo e expressou um sincero 'obrigado'."


Moore, que tem 65 anos, teve que cancelar recentemente a turnê de seu livro nos Estados Unidos devido a um problema de saúde debilitante. Ele expressou sua tristeza ao anunciar a notícia, dizendo: "Estou profundamente entristecido em compartilhar que minha equipe médica no Reino Unido aconselhou o cancelamento da minha próxima turnê de livro nos EUA. Embora eu tenha lidado com um problema de saúde de longa data, ele nunca me impediu de fazer turnês e gravar seriamente."


Sonic Life foi oficialmente anunciado em maio deste ano, embora o cofundador do Sonic Youth tenha revelado em 2020 que havia escrito um livro durante a pandemia do COVID-19.

36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page