"Songwriter" foi lançado oficialmente em 28 de junho de 2024
John R. Cash, mundialmente conhecido como Johnny Cash, é uma lenda do rock e do country. Desde sua estreia em 1954, sua voz profunda, rebeldia frente aos dilemas sociais, sonoridade elétrica e vibrante, seu comportamento sombrio e seu forte sentimentalismo garantiram seu lugar nos holofotes durante os anos 1950, 1960 e 1970. Apesar do sucesso, a década de 1980 não foi favorável para Cash, cujo seu som marcante não encontrou espaço em meio à dominação de New Wave, Pop, Jazz Fusion e Pós-Punk.
No início dos anos 1990, o surgimento de Rap, Hard Rock, Eurodance, Rock Alternativo e Grunge eclipsou ainda mais seu estilo. Em 1993, sem contrato com nenhuma gravadora, Cash conheceu o produtor Rick Rubin, que ajudou a reviver sua carreira com o disco “American Recordings” em 1994. No entanto, o material que Cash estava compondo naquela época foi deixado de lado.
Agora, em 2024, 21 anos após sua morte, esse material inédito foi redescoberto por seu filho, John Carter Cash e David Ferguson. Eles trouxeram músicos para fazer os arranjos especiais e sonoros do material póstumo e colocaram o nome de "Songwriter" por o material ter composições feitas pelo Homem de Preto.
Gravado no LSI Studios em Nashville, onde Cash registrou várias canções inéditas, "Songwriter" possui 11 músicas, algumas delas são inéditas e outras foram regravadas. Este é o 72º álbum de estúdio e o quinto álbum póstumo do músico. A capa do álbum apresenta uma bela foto de Cash em preto e branco com um violão preto, destacando sua presença impactante, postura sombria e sensibilidade artística.
A primeira faixa, “Hello Out There”, abre o álbum com um diálogo profundo de Cash sobre as incertezas do futuro. Esta faixa serve como uma excelente introdução, preparando os ouvintes para o conteúdo sonoro e lírico especial do álbum. Já o primeiro single, "Well Alright", destaca a delicadeza nos tons vocais e instrumentais, mostrando o cuidado em manter a fidelidade ao estilo de Johnny Cash enquanto apresenta sua música para novas audiências.
"Drive On" e "Like A Soldier", faixas apresentadas pela primeira vez em “American Recordings”, mas elas foram compostas e produzidas antes desse álbum, mais precisamente no período antes de Cash conhecer Rick Rubin. Aqui, elas possuem um som intimista e envolvente, ao mesmo tempo que exalta as suas letras sobre superações pessoais e emocionais.
"I Love You Tonite” é uma bela balada musical em que Johnny dedicada ela para sua esposa a cantora e compositora June Carter Cash onde permaneceram casados de 1968 até o falecimento de ambos em 2003. A letra retrata o amor e o companheirismo da amada nos variados momentos vividos pelo casal e traz um som tocante cheio de cordas que faz a faixa ser um dos muitos destaques positivos do álbum.
"Sing It Pretty, Sue" apareceu pela primeira vez como a última faixa do álbum “The Sound of Johnny Cash” de 1962 e aqui ela tem uma regravação total especial e emocionante que deixaram ela ainda mais especial e que enfatizam bem o lírico que exalta para que posamos como Sue, cantar e explorar as coisas boas da vida.
As demais faixas são muito bem feitas e produzidas, mas o destaque especial vai para “Spotlight” que temos a voz profunda de Cash se cruzando muito bem com a afiada guitarra de Dan Auerbach, vocalista e guitarrista da banda The Black Keys, em um dueto muito bem construído e sincronizado que mostra o quanto esse material é especial.
Materiais póstumos nem sempre agregam positivamente à discografia de um artista, mas “Songwriter” foge a essa regra, porque é um material rico, excelente e cuidadoso. Este álbum oferece um vislumbre encantador do talento duradouro de Johnny Cash, com letras empáticas e sonoridades que respeitam seu legado. “Songwriter” se destaca como um dos melhores discos da carreira de Johnny Cash, merecendo ser repassado de forma eterna.
Songwriter
Johnny Cash
Ano: 2024
Gêneros musicais: Country, Rock
Para quem gosta de: Bob Dylan, Willie Nelson
Ouça: "I Love You Tonite", "Spotlight" e "Hello Out There"
Komentarze