top of page
Foto do escritorEduardo Salvalaio

Slaps And Beans e sua jogatina nostálgica, humorada, cheia de ação e com diversas referências

O jogo captura fielmente o que víamos nos filmes de ambos os personagens.

Foto: Divulgação


Bud Spencer e Terence Hill são dois atores que fizeram muito sucesso entre os anos 60 até meados dos anos 90. Os filmes de ambos eram recheados de Ação, Comédia Pastelão/Nonsense e Western Spaghetti. As aventuras e confusões da dupla fizeram parte da infância/adolescência de muitas pessoas, em vários filmes que estiveram presentes, inclusive, nas saudosas Sessões da Tarde. Pegue como exemplo os clássicos Nós Jogamos Com os Hipopótamos (1979) e Eu, Você, Ele e os Outros (1984).


Quem teve o privilégio de assistir aos filmes da dupla, não consegue esquecer das características que marcaram os dois personagens. Terence era o cara durão, galanteador, ágil e irônico. Bud, apesar de toda sua truculência, era uma verdadeira criança, um homem com coração de ouro que não precisava nem dizer muito para expressar suas emoções e quem mesmo assim transmitia carisma, sobretudo entre as crianças.



Slaps And Beans é um jogo que traz essa nostalgia, e que, de forma lúdica e confortável, nos faz vivenciar novamente uma espécie de filme da dupla. Feito pela Buddy Productions, em conjunto com a Trinity S.R.L., o jogo é formulado como um Beat’em’up 80’s/90’s, sem muitos segredos. Tipo de jogo fácil de entender logo nos primeiros minutos.


Os gráficos retrô em Pixel Art e até a forma como a tela surge ao pausarmos o jogo (como estivéssemos numa máquina de fliperama), nos transportam para 30/40 anos atrás. Sim, com a comodidade de jogarmos em casa junto a família e com direito a créditos ilimitados.


O jogo captura fielmente o que víamos nos filmes de ambos os personagens. Muito humor, brigas, confusões, galanteios. Nem a tradicional cena onde muitos inimigos saíam voando de algum lugar após receberem porradas da valente dupla ficou de fora. Claro que no meio de tantas lutas, ainda há espaço para a boa ação como Terence Hill ajudando uma garotinha no parque de diversões a descer de um carrossel descontrolado.


Apesar de uma campanha curta, Slap And Beans não se resume apenas em brigar pelos cenários com hordas de inimigos. Existem alguns minijogos pelo jogo como uma corrida de buggy ou mesmo participar de um campeonato para decidir quem come mais salsichas. Em outra fase, precisamos desviar ao máximo de outros veículos no trânsito e chegar em tempo até a traseira de um caminhão (que é o objetivo da missão).



Não faltam homenagens a outros clássicos como Final Fight (1989) e Cadillacs And Dinossaurs (1993). Inclusive, até alguns troféus que se ganha durante a jogatina brincam de forma sábia com jogos queridos do público, exemplo é passar por um laboratório sem ser detectado. caso o jogador consiga, ele ganha um troféu chamado ‘Metal Beans Solid’ (referência com o famoso Metal Gear Solid).


Igualmente, vamos nos deparar com referências da extensa filmografia da carreira da dupla. Um dos cenários, por exemplo, nos faz lembrar a praia e a ilha do filme Quem Encontra Um Amigo Encontra Um Tesouro (1981). Até os piratas e os aborígenes estão presentes. A corrida de buggy nos coloca diante do longa A Dupla Explosiva (1974). Banana Joe (1982) que teve só Bud Spencer no elenco também é lembrado aqui, inclusive dando nome a um dos troféus do jogo.



Algumas canções que fizeram parte das películas nos acompanham durante a jogatina, conferindo um saudosismo ainda maior dentro de uma trilha sonora bem abrangente e que caiu bem para o jogo frenético. Exemplo é a contagiante Movin’ Cruisin do grupo alemão The Fantastic Oceans (incluída no filme Quem Encontra Um Amigo Encontra Um Tesouro).


Infelizmente, o jogo apresenta algumas falhas. Elementos do cenário poderiam ser mais aproveitados. Por exemplo, Bud poderia lançar mais objetos contra os inimigos. Caixas estão presentes, mas ao invés de servirem para arremessos, podem ser quebradas e garantir algum item que geralmente é uma caneca de cerveja (aqui, o item serve para repor o sangue por completo). Os golpes também poderiam ser mais variados. Um botão para o personagem deslizar e fugir de muitas pancadarias, por exemplo, não seria nada mal.

Outro aspecto ruim foi a trilha sonora e a música do jogo falhando em certos cenários, chegando ao ponto de o jogo ficar mudo por completo. Chato num jogo cujo trabalho sonoro é interessante e colabora para a jogatina com os amigos. Falando em modo cooperativo, Slaps And Beans pode ser desfrutado entre 2 jogadores, infelizmente apenas offline. Que tal pensar em algo online no segundo jogo que está para sair em Dezembro de 2023?



O jogo travou em dois momentos. Por sorte, o save não foi comprometido e bastou reabrir o aplicativo do jogo e começar da fase salva. Porém, é outra coisa ruim, pois pode ser chato passar uma fase difícil novamente. De forma alguma, essas condições negativas acabam atrapalhando por completo o jogo. Pelo contrário. O jogador quer desvendar como termina a aventura dos dois personagens.


A versão testada foi a de PS4. Os loadings não são demorados, a interface do menu é descomplicada, em certos momentos podemos pausar e trocar o personagem dentro da fase. A possibilidade de voltar aos cenários depois do jogo terminado é uma boa opção para quem deseja encontrar mais detalhes ou então fazer os desafios de alguns troféus. Slaps And Beans costuma ficar barato em promoções na PSN, na faixa de 7 a 10 reais.


Sozinho, com um parente ou um amigo, reviva os bons tempos dessa dupla briguenta que garantiu um lugar cativo no coração de muitos cinéfilos e jogadores. Esteja pronto para bater, rir muito e matar saudades daquela época.

 

Slaps And Beans



Lançamento Inicial: dezembro de 2017

Gênero: Luta, Aventura

Série: Bud Spencer & Terence Hill: Slaps And Beans

Plataformas: PlayStation 4, Nintendo Switch, Xbox One

Modo: Jogo Eletrônico Cooperativo

Estúdio: Buddy Productions, Trinity S.R.L.


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,0

 

Trailer do jogo:


11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page