top of page

Scorpions alterou a letra da clássica música 'Wind Of Change': "não é certo romantizar a Rússia"

Atualizado: 30 de ago. de 2022


Escorpions. CRÉDITO: Paul Bergen/Redferns

O Scorpions revelou o motivo da mudança que ocorreu na letra do clássico hino da banda 'Wind Of Change', revelando que eles não queriam mais "romantizar a Rússia".


Com a guerra ainda em curso entre a Rússia e a Ucrânia, os roqueiros alemães decidiram mudar a letra da música para sua turnê nos EUA e na Europa, que começou em Las Vegas em 26 de março, um mês após o início da invasão.



“Cantar 'Wind of Change' como sempre cantamos, isso não é algo que eu possa imaginar mais”, disse Meine ao Die Zeit: “Simplesmente não é certo romantizar a Rússia com letras como: 'follow the Moskva/ Down to Gorky Park…Let your balalaika sing’“.


A banda mudou a letra para: “Now listen to my heart/ It says Ukrainia/ Waiting for the wind to change", e vem projetando a nova letra em uma tela no palco enquanto eles tocam.


Lançada em 1991, a power ballad se tornou a canção mais famosa dos hard rockers alemães; foi eleita música do século 20 pelos telespectadores da emissora pública ZDF em 2005.


Embora a música tenha sido lançada mais de um ano após a queda do Muro de Berlim, é amplamente lembrada como a trilha sonora da era de mudanças econômicas e sociais na antiga União Soviética que anunciou o fim da Guerra Fria.


Meine revelou que compôs a letra em 3 e 4 de setembro de 1989, um mês depois que o Scorpions se apresentou no festival Moscow Music Peace.


 





57 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page