top of page

Roger Waters chama Nobel da Paz de absurdo por premiar María Corina Machado

“Poderiam ter dado o prêmio a Donald Trump”

Imagem: Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

O ex-Pink Floyd Roger Waters voltou a causar polêmica com uma dura declaração sobre a decisão do Comitê Norueguês do Nobel, que concedeu o Prêmio Nobel da Paz de 2025 à política venezuelana María Corina Machado, principal líder da oposição ao governo de Nicolás Maduro.



Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o músico britânico ironizou a escolha e acusou o Comitê de “deturpar o conceito de paz”. Conhecido por seu engajamento político e por declarações contundentes sobre temas internacionais, Waters não poupou críticas:


“María Corina Machado, o Comitê Norueguês do Prêmio Nobel da Paz decidiu dar a você o Prêmio Nobel da Paz de 2025. Nobel deve estar se revirando no túmulo. Eu sei que ele inventou a dinamite e ele provavelmente era um idiota completo.”

“Poderiam ter dado o prêmio a Donald Trump”

Waters seguiu em tom sarcástico e ampliou suas críticas, comparando a escolha do Comitê à possibilidade de entregar o prêmio a Donald Trump:


“O prêmio também poderia ter sido dado a Donald Trump. Não seria menos absurdo. Comecem a se comportar como seres humanos. Comecem a se comportar como se vocês tivessem um QI acima da temperatura ambiente. María Corina Machado é uma idiota. Ela não tem nada a ver com a paz.”

O músico, que em 2023 declarou apoio público a Nicolás Maduro, ainda relembrou outras decisões controversas do Comitê, como o prêmio concedido a Henry Kissinger, e disse não se surpreender com a atual escolha:


“Eu sei que vocês também não se importam com a paz. Vocês deram o prêmio a Henry Kissinger. Vocês estavam cogitando dar o prêmio a Donald Trump. Isso não tem nada a ver com a paz.”

“A paz começa com a verdade, e com a Palestina”

Ao final do vídeo, Waters aproveitou para reafirmar sua visão sobre o que considera ser o verdadeiro sentido da paz, conectando sua crítica ao conflito na Faixa de Gaza e ao sofrimento do povo palestino:


“A paz é sobre expressar a verdade e o amor para nossos irmãos e irmãs em todo o mundo. E sobre apoiar a ideia de direitos humanos universais e iguais. Então, por que não começamos com nossos irmãos e irmãs na Palestina? E sabemos que esse plano de paz, com o maldito Tony Blair envolvido com as pessoas que dirigirão Gaza… Vocês são loucos? Sim, vocês são.”


Contexto político


O Comitê do Nobel justificou a escolha de María Corina Machado afirmando que ela “atua na defesa da democracia e dos direitos humanos na Venezuela”, resistindo à militarização do país e buscando “unir a oposição em torno de uma transição pacífica”.


Machado, entretanto, foi impedida de se candidatar às eleições presidenciais de 2024 e parte de sua equipe foi presa durante e após a campanha, segundo a CNN Brasil. Desde então, ela estaria escondida devido a ameaças do regime de Maduro.



Com a nova polêmica, Roger Waters, que há anos se posiciona contra governos ocidentais e políticas intervencionistas, reforça seu papel de artista contestador, disposto a confrontar as instituições que, segundo ele, “se apropriam da palavra paz sem compreender seu verdadeiro significado.”

bottom of page