top of page

Roberto Gómez Bolaños, criador do Chaves, ganhará série na Max

A série contará com oito episódios, mas ainda não tem data de estreia

Chaves
Chaves/ Imagem: Reprodução

Os incontáveis fãs das série Chaves já podem se animar: A Max (antes, HBO Max), teve as primeiras imagens divulgadas da série biográfica de Roberto Gómez Bolaños na última quinta-feira (29).


A versão latino-americana da plataforma, a Max Latinoamérica, publicou em suas redes sociais uma foto do ator Pablo Cruz-Guerrero, que interpretará o personagem Chaves. Na legenda, a Max escreveu:


Já ouviram a frase: 'Sem querer querendo?'. Bem, tenho novidades para vocês. Assim se chamará a série biográfica inspirada na vida de Roberto Gómez Bolaños, que já está sendo gravada. Pablo Cruz-Guerrero vai dar vida ao protagonista".


A série vai retratar a vida do criador de Chaves, Chapolin e Chespirito. Contará com oito episódios e ainda não foi divulgado mais detalhes sobre o restante do elenco e data de estreia.

Roberto Gómez Bolaños

Roberto Mario Gómez y Bolaños, mais conhecido como Roberto Bolaños, nasceu Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929 e foi ator, roteirista, comediante, cineasta, produtor e filantropo. Foi o responsável por uma verdadeira febre nas décadas de 80 e 90 no Brasil, período Chaves e Chapolin foram veiculadas diariamente no SBT.


Bolaños, antes de se tornar comediante, já quis ser jogador de futebol, dedicou-se à pintura e chegou a servir o exército. Iniciou sua carreira como redator publicitário, escrevendo vinhetas, cartazes, pequenas campanhas e revistas humorísticas para uma agência de publicidade chamada D’Arcy. A partir daí, foi convidado para escrever roteiros de programas de rádio, filmes e programas de comédia.


No final da década de 60, ele começa a trabalhar com Ramón Valdés, Rubén Aguirre e Maria Antonieta de las Nieves na esquete “Los Supergenios de La Mesa Cuadrada”, exibida no programa Sábados de la Fortuna, pela Televisión Independiente de México. Devido ao sucesso da esquete, ela virou um programa independente e pode ser considerada o que foi o embrião de Chespirito, Chapolin e Chaves.


Bolaños faleceu em 28 de novembro de 2014, aos 85 anos, em decorrência de uma parada cardíaca.

Chaves e Chapolin

As séries Chaves e Chapolin são uma das mais queridas pelos brasileiros até hoje. Bolaños e sua trupe atraíram fãs fiéis. Prova disso é o sucesso que fazem as visitas ao Brasil do ator Édgar Vivar, que interpretava o Sr. Barriga.


Exibido pela Televisa, no México, Chaves era interpretado por Roberto Gómez Bolaños, e integravam o elenco Ramón Valdés, Édgar Vivar, Rubén Aguirre, Maria Antonieta de las Nieves, Florinda Meza, Carlos Villagrán e Angelines Fernández.


A série contava o dia a dia de uma vizinhança que fazia parte de uma espécie de cortiço mexicano, as vilas, repletas de pátios, onde cada pátio indicava uma condição melhor ou pior de cada morador. Chaves, o menino órfão, morava no número 8, embora dissesse que seu lar fosse o barril, e causava todo o tipo de confusão com os demais moradores da vila.


Chapolin, estrelado pelo mesmo elenco, retratava as aventuras de um super-herói nada convencional, que fazia mais trapalhadas que qualquer pessoa comum, muitas vezes mais prejudicando do que ajudando quem solicitava sua defesa.

Ambas as séries têm várias verões diferentes dos mesmos episódios, gravadas entre as décadas de 70 e 80. Foram exibidas no Brasil entre 1984 e 2020.


Em São Paulo, o Museu de Imagem e Som, o MIS, exibe uma exposição em homenagem às icônicas séries, retratando cenários e exibindo curiosidades, figurinos e outras raridades.


No dia da estreia, um dos filhos de Bolaños, Roberto Gómez Fernández, compareceu e afirmou que a homenagem é "a manifestação mais importante sobre a obra do meu pai". A exibição acontece até o dia 31 de março e você tem acesso à mais informações e ingressos aqui.


Chaves e Chapolin chegaram também foram exibidas pelo canal de TV por assinatura da Globosat, o Multishow. Devido a problemas na justiça entre os herdeiros de Bolaños e a Televisa, pelos direitos da série, sua transmissão está suspensa.

Quem é Pablo Cruz- Guerrero

O ator, que interpretará Roberto Gómez Bolaños na série, nasceu na cidade do México em 02 de fevereiro de 1984, ano em que Chaves começou a ser exibida no Brasil. Ele atua tanto no México quanto na Espanha.


Estudou atuação no Centro de Educação Artística da Televisa (CEA), e hoje participa de filmes, novelas e peças teatrais. Alguns de seus trabalhos são os filmes O estudante (2009) e Sem Memória (2011), as novelas/séries Palavra de Mulher (2007), Meu Pecado (2009), O sexo Fraco (2011), Perseguido (2016) e Luis Miguel, a série (2021).




16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page