top of page
Foto do escritorEduardo Salvalaio

Rigid Force Redux é um shooter inspirado nos clássicos do gênero feito com carinho para a atualidade

Ele está entre um dos 10 melhores jogos do gênero no catálogo do PS4 (versão testada), apesar de ainda não possuir um devido reconhecimento

Crédito: com8com1 Software


Jogos de navinha nunca perdem seu charme, mesmo que eles fiquem velhos ou venham como mera cópia da old-school que imperou nos fliperamas. Carregados de desafios, com chefes que lotam a tela de projéteis, trazendo ritmo e jogabilidade frenéticos, difícil o jogador que nunca colocou as mãos em algum jogo desse gênero não sair satisfeito depois de terminá-lo.

 

Desenvolvido pela Com8com1 Software e distribuído pela Headup Games, ambas empresas alemães, Rigid Force Redux (2018) resgata esse sentimento de nostalgia para os veteranos, além de oferecer aos novatos uma oportunidade de conhecer o gênero e de sentirem aproximação com ele.

 

Inspirado em jogos clássicos como Gradius e R-Type, é fácil se adaptar ao sistema side-scrolling shooter nos primeiros minutos. São 6 missões, cada uma dividida em 2 etapas (uma enfrentamos os inimigos e na outra é a vez de encarar o chefão).Temos a disposição uma arma primária que pode apresentar 3 opções e que também fica mais poderosa conforme derrotamos os inimigos e coletamos fragmentos. 



Crédito: com8com1 Software

Os upgrades ocorrem nas missões. Caso sejamos atingidos, é preciso coletar novamente os itens de melhoria, portanto, interessante é conhecer bem os movimentos dos inimigos e as melhores rotas para não levar dano, mantendo a arma sempre potente e devastadora.

 

Temos armas secundárias que podem variar entre mísseis teleguiados e bombas. Elas também podem ser melhoradas durante as missões e cabe ao jogador decidir qual sua preferida. Existe uma barra que, após encher, garante um tiro concentrado forte e poderoso (uma espécie de especial da nave).

 

Outro recurso importante e interessante é o controle de posição da arma. Com dois botões, mudamos a trajetória de mira da arma principal. Podemos concentrar mais os tiros pra frente ou, então, deixar que eles atinjam inimigos que chegam por trás. Em lugares apertados ou com muitas naves ao redor, essencial explorar esse recurso para não tomar dano de surpresa.

 

Como muitos jogos desse gênero, as missões são curtas. A campanha pode ser finalizada entre 30 a 40 minutos. Entretanto, o jogador pode escolher três dificuldades distintas (fácil, médio e difícil) e se aventurar por outros modos de jogo. Ainda temos o tradicional Boss Rush (enfrente apenas os chefes sem continuar)

 

Outro modo bem desafiador é o Arcade. Passe pelas fases abatendo o maior número de inimigos, salvando astronautas, criando combos multiplicadores e tente não deixar a pontuação cair. No final, temos uma nota classificatória dependendo de nossa performance. Esse modo garante um pouco mais o tempo de vida do jogo.

 

Com gráficos bem coloridos e detalhados, os cenários são variados e passamos por vulcões, grutas e maquinários. Muitas vezes é preciso escolher outro caminho para desviar de lugares mais perigosos. A trilha sonora Synthwave dita o ritmo e tem a intenção de nos transportar para alguma máquina de fliperama dos 80’s/90’s.

 

O jogo roda sem problemas. Não foram apresentados travamentos, fechamento do aplicativo, congelamento e queda no frame rate (essenciais neste tipo de jogo que exige reflexo e precisão nos movimentos). O menu é simples, fácil de navegar, sem complexidades.


Crédito: com8com1 Software

Os loadings são rápidos e ajudam o jogador que precisa repetir alguma missão ou que está disposto a sair na busca de troféus (certamente os platinadores de plantão terão muitos desafios pela frente).

 

Rigid Force Redux peca em poucos quesitos. Um deles, é que poderia existir outras naves para escolher, algo para dar mais variedade a jogabilidade. Um menu também que possibilitasse aprimorar nossa armas e que pudéssemos configurar algumas habilidades ou peças melhores não seria nada mal.

 

Contudo, veteranos amantes dos jogos de navinha devem experimentar o jogo. Quem deseja iniciar no gênero, é uma boa pedida. Apesar de desafiador, não é tão complicado quanto outros jogos semelhantes como Raiden V e R-Type Final 2. Fácil de aprender e dominar, mesmo que seja necessário repetir algumas missões (aqui nunca é tarefa frustrante).

 

Ele está entre um dos 10 melhores jogos do gênero no catálogo do PS4 (versão testada), apesar de ainda não possuir um devido reconhecimento. O jogo costuma ficar por menos de 20 reais em promoções na PSN Store, então seria o momento exato de dar uma chance, se divertir bastante e de encarar desafios.

 

  Rigid Force Redux



Gênero: Ação

Distribuidora: Headup Games

Plataformas: PlayStation 4, Xbox






 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Trailer do jogo:


 


 

13 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page