top of page

Revista reconhece equívoco na transcrição das falas de Bob Ezrin sobre "Comfortably Numb"

Atualizado: 5 de out. de 2023

Tudo começou quando Bob Ezrin mencionou seu trabalho com a banda no álbum "The Wall" (1979).

Imagem: Divulgação.


A situação é incomum para os fãs do Pink Floyd, que atualmente raramente veem Roger Waters e David Gilmour do mesmo lado. No entanto, a revista Total Guitar conseguiu isso graças a uma entrevista com Bob Ezrin. O problema surgiu quando houve uma transcrição incorreta de uma declaração feita pelo produtor, como a própria revista admitiu em um comunicado oficial por meio do site Guitar.com.


Tudo começou quando Bob Ezrin mencionou seu trabalho com a banda no álbum "The Wall" (1979). Segundo a transcrição equivocada, Ezrin teria afirmado que Gilmour gravou o solo de "Comfortably Numb", um dos mais icônicos de sua carreira, em uma única tomada.



Tanto o guitarrista quanto seu rival tornaram público seu desacordo com essa afirmação, negando veementemente a informação e alegando que várias tomadas diferentes foram gravadas. Waters, sem rodeios, acusou o produtor de não dizer a verdade e também ressaltou que ele nem estava presente no estúdio no momento em questão.


Com o objetivo de esclarecer a situação, a revista Total Guitar emitiu a seguinte declaração:


"No ano de 2022, o produtor Bob Ezrin concedeu uma entrevista à revista britânica Total Guitar, que faz parte da família de publicações da GuitarWorld.com. No entanto, um comentário feito durante essa entrevista sobre a música 'Comfortably Numb' foi alvo de interpretação equivocada. Portanto, estamos agora esclarecendo com precisão o que ele afirmou a respeito dos dois solos de guitarra executados por David Gilmour nesta faixa.

Houve uma citação equivocada atribuída a Ezrin na Total Guitar, que afirmava: "O segundo solo em Comfortably Numb foi um primeiro take". Na realidade, Ezrin estava fazendo referência ao primeiro solo no meio da faixa quando mencionou: "Foi um primeiro take". Contudo, naquela época, a Total Guitar interpretou erroneamente que Ezrin se referia ao segundo solo no final da música.

Como resultado desse equívoco, a citação incorreta atribuída a Ezrin foi amplamente difundida nos últimos dias em várias histórias online. Nestas reportagens, também foi mencionado que o ex-baixista e vocalista do Pink Floyd, Roger Waters, alegou que Bob Ezrin havia feito declarações falsas sobre a gravação do segundo solo de guitarra em 'Comfortably Numb'.

A Total Guitar está satisfeita em esclarecer os fatos e oferece suas sinceras desculpas a Bob Ezrin, Roger Waters e David Gilmour por qualquer mal-entendido que tenha surgido a partir da entrevista que publicamos em 2022."


Desde o ano de 1994, a Total Guitar é uma revista publicada mensalmente no Reino Unido, sendo uma das publicações mais populares na Europa dedicadas ao instrumento que leva o nome da revista. A editora Future Publishing é a atual proprietária da revista, que tem uma circulação média de cerca de 52 mil cópias por edição.




Além dos quatro integrantes do Pink Floyd naquele período, a canção "Comfortably Numb" incluiu arranjos orquestrais de Michael Kamen e a contribuição de violão pelo guitarrista de jazz Lee Ritenour. Foi lançada como um single que alcançou a certificação de platina no Reino Unido, sendo acompanhado por "Hey You" como o lado B.




23 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page