top of page

Relembre a emblemática carreira musical do icônico Pelé; rei é rei

Além de uma brilhante e inquestionável carreira no futebol, o saudoso Pelé também era um grande guitarrista e compositor

Pelé com seu violão em 1970. Crédito: Pictorial Parade/Archive Photos/Getty Images.


Após a morte do lendário jogador de futebol brasileiro Pelé, os torcedores estão relembrando sua carreira musical.


Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, morreu ontem (29 de dezembro), aos 82 anos, vítima de um traiçoeiro câncer de cólon. Um comunicado do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, revelou que o atleta faleceu “devido à falência de múltiplos órgãos, decorrente da progressão de um câncer de cólon, que se agravou com o seu quadro clínico anterior”.



Muitos na música e no entretenimento prestaram homenagem a Pelé, assim como jogadores de futebol do mundo todo.


Além de ter conquistado três títulos da Copa do Mundo com o Brasil e permanecido o único jogador na história a erguer o troféu três vezes, Pelé também tocou violão e cantou, compondo música original para um documentário autointitulado de 1977 sobre sua vida.


Lançou o primeiro disco, chamado "Pelé Ginga", em 2006, com a estrela do samba rap Rappin' Hood, além das lendas da Tropicália Gilberto Gil e Elis Regina.


Gravou o single 'Esperança' dez anos depois, para celebrar o início dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro. Em 2020, Pelé se associou a Rodrigo y Gabriela para disponibilizar uma música intitulada 'Acredita No Véio (Ouça o Velho)'. A improvável parceria viu a lenda brasileira assumir as funções vocais sobre o trabalho de guitarra da dupla mexicana.



Pelé compôs a música ao lado do artista brasileiro Ruriá Duprat em 2005, mas recebeu uma nova roupagem musical depois que Rodrigo Y Gabriela participou do projeto. Em nota na época do lançamento da nova versão, o ídolo do futebol disse que “não queria que o público fizesse a comparação entre o Pelé compositor e o Pelé jogador de futebol”.


Ouça algumas das notas musicais da estrela logo abaixo.




Pelé bateu o recorde mundial de 1.281 gols em 1.363 partidas, incluindo 77 gols em 92 partidas pelo Brasil. Ele é o único a ter vencido a Copa do Mundo três vezes - em 1958, aos 17 anos, e novamente em 1962 e 1970 - e foi eleito o Jogador do Século pela FIFA em 2000.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page