top of page

Raji: An Ancient Epic abraça mitologia e cultura hindu num cativante jogo indie de ação e plataforma

Pronto para entrar na aventura de Raji e conhecer um pouco mais da cultura/mitologia Hindu? O jogo está gratuito para assinantes da PSN Plus.

Foto: Nodding Head Games


Raji: An Ancient Epic foi desenvolvido pela empresa indiana Nodding Head Games, sediada em Pune, Maharashtra, Índia. O jogo concorreu a diversas premiações, inclusive como melhor jogo indie de 2020 no Game Awards (porém acabou perdendo para Phasmophobia). Primeiramente lançado para Nintendo Switch, o jogo depois abraçou outros consoles e plataformas como Xbox One e PS4.

 

O jogo mistura combates frenéticos, saltos em plataformas, muitas escaladas, puzzles nada complicados e se passa na Índia antiga. Raji, uma jovem destemida, é escolhida pelos deuses para lutar contra um reino invadido por demônios. Ela precisa também resgatar Golu, seu irmão caçula, além de desafiar Mahabalasura, o senhor dos demônios.

 


Claro que a mitologia e a cultura hindu não poderiam ficar de fora. Para deixar o jogador mais aprofundado no assunto, vários murais coloridos ao longo dos capítulos contam histórias e lendas folclóricas sobre diversos deuses e suas variações/ramificações como Durga, Ganesha, Parvati, Vishnu, Shiva, entre outros

 

Raji faz uso de combates variados podendo até usar paredes do cenário e colunas para golpear. Conforme avança na história, adquire armas mais poderosas (como espada, escudo, arco e flecha, etc). Tipo de jogabilidade com tutorial simples e de fácil aprendizado. Fácil perceber elementos e muita influência de clássicos como God Of War e Prince Of Persia



Existe uma variedade de formas/estratégia para enfrentar os inimigos, entretanto as partes que envolvem combates poderiam ter uma câmera melhor ajustada ou dar um zoom mais dinâmico e próximo dos inimigos em algumas batalhas, sobretudo nos chefes (algumas vezes fica difícil de fazer uma esquiva no tempo certo).

 

Sim, os chefes garantem batalhas bem especiais. Exigem uma maior observação do jogador e necessitam que façamos uso de tudo que aprendemos no jogo. Em certa parte,  nem precisamos lutar, basta apenas agir na surdina (o famoso stealth) e sermos cautelosos como no cenário contra a incrível Naga (realmente passa um temor passar por uma cobra gigante).

 

Mesmo seguindo por cenários praticamente lineares, existem orbes escondidas que nos fazem procurar por passagens escondidas ou então que se desviam do nosso objetivo principal. As orbes garantem upgrades para nosso arsenal de combate.

 

Outro ponto que deixou a desejar no jogo é a falta de uma árvore de habilidades mais aprofundada e que fizesse o jogador pensar mais em suas escolhas de melhorias. De qualquer forma, essa lacuna não atrapalha na jogabilidade ou mesmo no desafio de alguns combates com inimigos mais resistentes na tela (lembrando que o jogo não deixa você fugir das arenas).

 


Em certos cenários cercados por água, precisamos coletar flores que, lançadas na água, se expandem em plataformas que auxiliam o alcance de passagens distantes. Mesmo quando o caminho não parece ser tão visível a primeira vista, o jogador nunca fica perdido e nem precisa de mapa para se guiar pelos cenários. 



Apesar de gráficos simples, texturas pintadas a mão e renderizadas em 3D se encaixam bem para a trajetória de nossa pequena heroína atravessando ruínas, jardins, palácios e desertos. Um capricho da empresa em cuidar de detalhes como vegetação, cachoeiras, rochedos, arquiteturas imponentes, ornamentos requintados e estátuas ligados à mitologia/cultura hindu.

 

O jogo é bem curto, pode ser fechado entre 5 a 8 horas. O fato replay também é praticamente nulo, mas certamente alguns jogadores repetirão níveis/capítulos para coletar orbes. Com a versão Enhanced Edition o jogo recebeu diversas melhorias e, inclusive, permite que o jogador revisite os níveis. A versão de PS5 recebeu platina, o que rende uma nova jogatina mesmo para quem passou pela versão de PS4 (versão usada para a resenha).

 

Pronto para entrar na aventura de Raji e conhecer um pouco mais da cultura/mitologia Hindu? O jogo está gratuito para assinantes da PSN Plus Extra.

 

 

Raji: An Ancient Epic


Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, XBOX One

Modo: Jogo eletrônico para um jogador

Projetista: Avichal Singh


 

NOTA DO CRÍTICO: 7,5

 

Trailer do jogo:


 


 

댓글


bottom of page