top of page

'Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo', um registro indispensável sobre arte e resistência

Munidos pela música e uma forte mensagem, o influente grupo transverte sua poesia oriunda das ruas em um preponderante movimento pelo Brasil e além

Racionais Mc’s Marcelo Pretto/Veja SP

O Rap é um dos gêneros musicais mais populares e ouvidos no mundo. Sua origem surgiu na década de 1960 na Jamaica e foi posteriormente levado por jamaicanos para os Estados Unidos nos anos 70, que tem em DJ Kool Herc, um cultuado músico jamaicano, como um dos fundadores da Cultura Hip-Hop. Inspirados pelo som que ele produzia, surgiram grupos e artistas como Run-D.M.C., N.W.A., Cypress Hill, e Grandmaster Flash que ajudaram a popularizar o gênero com ótimos discos, videoclipes na MTV, músicas marcantes e presenças de palco. Algo que deu voz a população negra dos Estados Unidos e do mundo.


Enquanto isso, no Brasil, mais precisamente, em 1988, um grupo de Rap formado na periferia da cidade de São Paulo se formava. Esse grupo era o Racionais MC’s, formado por Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock. O grupo foi fortemente inspirado por Tim Maia, com o disco 'Tim Maia Racional' de 1975. Assim como pela sonoridade do Rap estadunidense e pela vontade de registrar a realidade brasileira através de letras politizadas, antirracistas e impactantes.


Hoje esse grupo é considerado o mais famoso, prestigiado e amado grupo de Rap no Brasil. Para mostrar afundo suas origens e trajetória, a Netflix, com aprovação do conjunto, traz o filme 'Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo' para mostrar a todos a importância e a relevância gigante e influente que o Racionais MC’s possui para a arte e a cultura brasileira.

Com 116 minutos de duração e direção de Juliana Vicente, passeamos pelos anos 90 e anos 2000 com brilho nos olhos e coração pulsando forte com os pontuais depoimentos dos integrantes, belas imagens que fazem o espectador se sentir dentro de cada momento que o conjunto estava, uma filmagem primorosa e um enredo eletrizante que faz da obra um ótimo registro que merece estar no hall de melhores produções brasileiras no que se refere a homenagear algum artista.


Além disso, o documentário mostra de uma forma muito bem feita a importância do Rap para a Arte e a Música, mas também para realidade social. Caracteriza os subúrbios nas cidades do mundo sem nenhum pudor e apresenta de forma bem intimista os músicos e mostra o quanto a arte deles é importante para dar voz para as pessoas que vivem na pobreza, pois é por causa dessa condição social que muitos são excluídos ou mesmo tratados com preconceito por pessoas de outras classes sociais, principalmente no Brasil, onde a desigualdade social ainda é algo predominante. Racionais, é sinônimo de representatividade enfática.


Munidos pela música e uma forte mensagem, o influente grupo transverte sua poesia oriunda das ruas em um preponderante movimento pelo Brasil e além.


'Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo' é uma película que todo amante de Rap tem que assistir, que todo fã dos Racionais MC’s necessita ver e amar, que todo amante de música precisa admirar e que todas as pessoas, independente de gostos, idades e origens urge em conhecer por mostrar como a arte é expressiva e contagiante. Independente de posição social. O Rap é um gênero musical representativo e potente. Portanto, precisamos quanto antes extinguir preconceitos para apreciar ilustres talentos que possuem palavras sensatas, atitudes contundentes e trabalhos consistentes, e felizmente o Racionais MC’s apresenta muito bem tudo isso.

 

Racionais: Das Rua de São Paulo Pro Mundo


Gênero: Documentário

País: Brasil

Lançamento: 16 de novembro de 2022

Duração: 116 minutos

Elenco: Ice Blue, KL Jay, Edi Rock, Mano Brown

Direção: Juliana Vicente

Classificação: 14 anos


 

NOTA DO CINÉFILO: 9,0

 

TRAILER:




143 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page