top of page

'Phoenix' apresenta o renascimento musical de Lakecia Benjamin com uma forte presença feminina

'Phoenix' é o quarto disco de estúdio da Lakecia Benjamin, composto por 13 músicas que demonstram a sua essência, talento e sons extraordinários, representando a sua renascença musical de uma forma soberba.

Lakecia Benjamin. PHOTO: ELIZABETH LEITZELL.



Lakecia Benjamin é uma talentosa e espetacular saxofonista de Jazz que tem mostrado e aprimorado cada vez mais a sua arte musical ao mesclar o gênero com outros como Hip Hop e Soul, sem deixar de lado as referências dos elementos tradicionais do próprio Jazz. O que torna o som dela envolvente e único. A prova está no fato de que já tocou com grandes artistas da música, como Stevie Wonder e Alicia Keys, e lançou um álbum fantástico em 2020, "Pursuance: The Coltranes", em que simplesmente rende homenagem aos gênios John Coltrane e Alice Coltrane, que são grandes referências para ela.


No entanto, a jazzista estadunidense sofreu, em 2021, um grave acidente de carro, o que fez muitos se preocuparem com a artista a ponto de não saber se ela iria conseguir se recuperar. Para a surpresa de todos, ela se recuperou muito bem e três semanas depois estava realizando uma turnê na Europa para mostrar sua volta por cima. E esse renascimento em termos discográficos veio em 27 de janeiro de 2023 com o álbum 'Phoenix'.



Detalhe a ser observado, temos na capa do disco a saxofonista numa bela foto segurando seu Saxofone em um bonito fundo vermelho com a fênix como se a ave estivesse abraçando a artista. 'Phoenix' é o quarto disco de Lakecia Benjamin e apresenta 13 músicas que demonstram as suas essências, talentos e sons maravilhosos, revelando a sua ressurreição musical de maneira magnífica.

“Amerikkan Skin” abre bem o disco com som de alarmes e uma poderosa fala da escritora e ativista Angela Davis na qual diz trechos do seu discurso “Revolution Today” ao exaltar a importância de um futuro melhor com mulheres sendo respeitadas, admiradas e conseguindo espaços na sociedade e logo após um som visceral cheio de tons elétricos e tradicionais que trazem timbres maravilhosos para os ouvidos. Tanto “New Mornings” como a faixa-título demonstram sonoridades marcantes que mostram o recomeço de Lakecia Benjamin após o acidente, a diferença é que a faixa “Phoenix” consegue trazer uma capacidade forte de emocionar com seu belo instrumental e vozes de Georgia Ann Muldrow que soam como esperança para espantar os dias ruins e aproximar os dias melhores.


“Peace Is a Haiku Song” apresenta mais uma mistura entre música e literatura, dessa vez feita pela poetisa afro americana Sonia Sanchez que apresenta uma bela recitação dela mostrando o Haicai, uma forma de fazer poesia como transmissor de paz enquanto ouvimos um instrumental que é espetacular do início ao fim. Sonia Sanchez reaparece de forma boa também em “Blast”. “Mercy” é uma faixa leve que soa como uma balada romântica graças à bela voz de Dianne Reeves que transporta o ouvinte sentimentalmente para uma bela dança.



Em “Trane” temos mais uma bela homenagem da artista a John Coltrane e Alice Coltrane de uma forma tão magnífica e bonita como ela conduziu no álbum “Pursuance: The Coltranes” em 2020. Enquanto em “Supernova” somos surpreendidos positivamente pela presença do ilustre saxofonista Wayne Shorter, que faleceu em 2 de março de 2023 aos 89 anos, em uma participação de encher os olhos de tão bela e impactante que é essa canção onde o único defeito é a sua curta duração.

'Phoenix' é um disco que serve para tanto para apresentar Lakecia Benjamin como a vertente do Jazz Contemporâneo que mostra seus agradecimentos aos músicos sejam eles antigos ou lendários com uma mistura de gêneros que atrai públicos dos mais diversos segmentos culturais e exaltar a presença de Lakecia Benjamin que já está demonstrando em pouco tempo que merece estar futuramente no hall de importantes celebridades do Jazz se continuar realizando belos trabalhos como esse e “Pursuance: The Coltranes”.

 

Phoenix

Lakecia Benjamin


Gênero: Jazz

Lançamento: 27 de janeiro de 2023

Ouça: “Amerikkan Skin”, "Phoenix", "Mercy"

Humor: Moderno, Contemporâneo, Climático


 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Ouça "Amerikkan Skin" no YouTube:


120 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page