top of page
Foto do escritoralexandre.tiago209

Pet Shop Boys lança em 2024 Nonetheless, um dos melhores discos de sua extensa discografia

O álbum traz 10 faixas que traduzem bem a essência e a importância musical que o Pet Shop Boys possui, de forma receptiva, aconchegante e comunicativa.

Pet Shop Boys


Desde seu surgimento na cena musical em 1986, quando lançaram o disco “Please”, o duo britânico Pet Shop Boys, formado pelos esplêndidos músicos Chris Lowe e Neil Tennant, são sinônimos de sucessos com discos maravilhosos e músicas inesquecíveis. Em todas as faixas, eles abordam vários temas, sejam sentimentais ou politizados, de forma acolhedora e com uma sonoridade que remete o ouvinte para as pistas de dança, com um pop eclético, inquieto, visceral e avassalador.


Após 4 anos do lançamento de “Hotspot” em 2020, e em plena pandemia da Covid-19, a dupla está de volta com o lançamento de “Nonetheless” em 2024, seu décimo quinto álbum de estúdio, que mostra o quanto continuam inovadores e geniais na música, tanto na composição quanto na parte sonora.


Nonetheless” está sendo lançado pelo selo Parlophone e conta com a produção do ilustre James Ford, conhecido por trabalhos com a cantora Jessie Ware e a banda Arctic Monkeys. O álbum traz 10 faixas que traduzem bem a essência e a importância musical que o Pet Shop Boys possui, de forma receptiva, aconchegante e comunicativa.



A faixa de abertura, “Loneliness”, é um verdadeiro blockbuster. Ela entrega de imediato uma pancada sonora com um refrão marcante e grudento, vocais femininos presentes e trompetes elétricos, envolvendo elementos de Disco Music, Eletrônico e Dance. A letra reflete sobre solidão e isolamento como forma de superar adversidades e agradecer pelas bonanças.


The Secret Of Happiness” fará os antigos fãs sorrirem, lembrando o projeto musical Electronic, no qual os integrantes participaram com Bernard Sumner, vocalista do New Order, e Johnny Marr, ex-guitarrista do The Smiths. Neil Tennant faz, com sua impactante voz, e Chris Lowe, com toques performáticos, fazem a canção se tornar um clássico, em que os músicos fazem um ótimo uso de um sentimentalismo genuíno e arrebatador.


New London Boy” apresenta uma versão diferente da clássica música “West End Girls”, com uma letra que retrata uma Londres gigante, violenta e ameaçadora, em contraste com a cidade elegante e curiosa de “West End Girls”. A música traz Rap, Techno e melancolia, com uma pegada intimista na voz carregada de Tennant. “Dancing Star” é inspirada na história do famoso dançarino russo Rudolf Nureyev, com batidas funkeadas e envolventes que remetem ao disco "Behaviour" de 1990 e a tornam ideal para ouvir em uma noite de sábado regada a boas músicas e companhias.


The Schlager Hit Parade” traz uma letra cheia de ironias ao pop popularesco, mostrando a importância de fazer uma música bem feita que marcará gerações, algo que o Pet Shop Boys sabe muito bem fazer e que não necessita ter os quinze minutos de fama que o famoso artista estadunidense Andy Warhol dizia sobre fama com prazo de validade.



Outros destaques são para a dançante e atmosférica “Feel”, perfeita para fazer coreografias nas redes sociais , “Why Am I Dancing”, com riffs de metais pesados, e “A New Bohemia”, uma homenagem a Burt Bacharach, com arranjos que remetem ao pop dos anos 1960.


Pet Shop Boys é um raro caso de consistência em sua discografia, sempre evoluindo para melhor. “Nonetheless” se destaca como um dos melhores trabalhos da dupla, mostrando o quanto seu som é diverso, múltiplo e acolhedor para todas as pessoas, abordando temas filosóficos e sentimentais sem repetir fórmulas. Ele se apresenta como melhor que “Hotspot”, lançado em 2020, com qualidade equivalente ao “Super” de 2016, melhor que “Elysium” de 2012 e contém o nível alto de “Electric” de 2013 e "Yes" de 2009.


Ao final, fica a certeza de ter ouvido não apenas um dos melhores discos de 2024, mas um dos melhores trabalhos do Pet Shop Boys, um clássico que certamente será lembrado e apreciado ao longo do tempo.

 

Nonetheless

Pet Shop Boys


Ano: 2024

Gênero: Pop, Dance Pop, Synth Pop, Alternativo

Ouça: "Loneliness”, “The Secret Of Happiness”, “Dancing Star".

Para quem gosta de: Depeche Mode, New Order



 

NOTA DO CRÍTICO: 9,5

 

Veja o clipe de "Loneliness"


150 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page