top of page

Paul McCartney diz que inteligência artificial ajudou a criar música “nova” dos Beatles

“É meio assustador, mas emocionante, porque é o futuro”.

Crédito: Imprensa


O futuro pertence a Inteligência Artificial? Uma resposta um tanto complexa e polêmica, mas para Paul McCartney a tecnologia ajudou a finalizar uma nova canção dos Beatles, através da IA, o ex- beatle conseguiu extrair os vocais de John Lennon.


O lendário cantor, compositor e baixista discutiu a perspectiva durante uma nova entrevista com o Radio 4's Today Program, e revelou que a tecnologia permitiu que ele "extraísse" os vocais de john Lennon de uma faixa demo antiga - o que significa que ele poderá finalizar a canção.



Embora Sir Paul não tenha mencionado explicitamente qual faixa específica ele está agora em processo de conclusão, parece provável que a faixa tenha sido composta por Lennon em 1978, intitulada 'Now And Then'.


Conforme relatado pela BBC, o baixista dos Beatles recebeu a demo da viúva de Lennon, Yoko Ono, em 1994. Ela foi incluída em uma fita cassete que Lennon gravou pouco antes de sua morte em 1980 e foi intitulada 'For Paul'.


“Não fico muito na internet [mas] as pessoas vão me dizer: 'Ah, sim, tem uma faixa em que John está cantando uma das minhas músicas', e é só IA, sabe? É meio assustador, mas emocionante, porque é o futuro. Teremos apenas que ver onde isso leva."

Em 1995, os membros remanescentes da banda consideraram a possibilidade de incluir a música em sua série intitulada 'Anthology', mas decidiram descartar essa ideia posteriormente.


A série 'Anthology', supervisionada pelo produtor Jeff Lynne, apresentou outras duas faixas da fita cassete, nomeadamente 'Free As A Bird' e 'Real Love'. Essas músicas foram finalizadas em 1995 e 1996, e ambas foram rotuladas como o primeiro material "novo" da banda em vinte e cinco anos.



A razão pela qual 'Now And Then' não conseguiu entrar no projeto foi devido ao extenso trabalho que seria necessário. “A música tinha um refrão, mas é quase totalmente carente de versos. Fizemos a faixa de apoio, uma tentativa difícil que realmente não terminamos”, lembrou Lynne (via BBC ).

16 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page