top of page

Oscar: Academia pretende inaugurar categoria para premiar dublês; confira mais detalhes

A criação de uma nova divisão na Academia, dedicada aos coordenadores de dublês, requer um processo de avaliação pelo Comitê de Membros da organização.

Imagem Reprodução.


Chad Stahelski, o diretor da franquia John Wick, revelou em entrevista ao ComicBookMovie que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas está atualmente em discussões sobre a potencial criação de uma nova categoria do Oscar destinada a reconhecer as excelentes contribuições dos dublês.


Stahelski, que já trabalhou como coordenador de dublês, sempre defendeu o reconhecimento dos dublês desde que iniciou sua jornada como diretor. Em uma entrevista, ele expressou sua esperança de que um novo prêmio reconhecendo suas contribuições pudesse ser apresentado já no Oscar de 2024 ou, no máximo, nos próximos três a quatro anos.



"As conversas finalmente começaram há alguns meses entre a Academia e um grupo de coordenadores de dublês", revelou o cineasta. "Temos nos encontrado com membros da Academia e realmente tido essas conversas e, para ser honesto, tem sido incrivelmente positivo, incrivelmente instrutivo. Acho que, pela primeira vez, fizemos um movimento real para fazer isso acontecer." (Via Omelete).


"A questão é que, não tivemos conversas reais sobre como você determina o que premiar. Como é para melhor dublê? É a melhor coreografia? Melhor sequência de ação? Melhor conjunto de dublês? O coordenador de dublês entende isso? O cara que está fazendo a piada entende? O coreógrafo de artes marciais? A coreografia de luta? O dublê? O diretor da segunda unidade? O editor? Quem recebe o prêmio? Todas essas são ótimas questões que precisam ser discutidas por indivíduos inteligentes de ambos os lados, a comunidade de dublês e a Academia", finalizou.



Especialistas e repórteres especializados em mídia têm expresso um preço crescente pelas proezas acrobáticas realizadas na indústria cinematográfica de Hollywood, e têm feito um apelo para que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas estabeleça uma categoria para aprender essas habilidades há algum tempo. No início deste ano, o Conselho de Governadores da Academia criou um novo setor chamado "Produção e Tecnologia", composto por 400 profissionais que ocupam diversas cargas técnicas e de produção importantes - cerca de 100 desses membros são especialistas em programação de dublês.

A criação de uma nova divisão na Academia, dedicada aos coordenadores de dublês, requer um processo de avaliação pelo Comitê de Membros da organização. De acordo com informações divulgadas pela Variety, o CEO e o Conselho de Governadores estão dispostos a analisar diferentes áreas que poderiam ser criadas às suas iniciativas de premiação.



A 96ª edição da Cerimônia do Oscar está programada para ocorrer em 10 de março de 2024, com o anúncio dos indicados ao prêmio mais prestigioso do cinema de Hollywood marcado para 23 de janeiro do mesmo ano.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page