top of page

O nostálgico e divertido Rick Henderson é uma grata homenagem para a geração dos jogos 16 bits

Apresentando uma eficaz trilha sonora Synthwave, o jogo casa ainda mais com o espírito 80’s.

Foto: EastAsiaSoft


Rick Henderson é um jogo desenvolvido pela Fat Pug Studio e distribuído pela EastAsiaSoft que foi lançado para PS4 (versão testada), PS5, Xbox X/S, Nintendo Switch e PC. A EastAsiaSoft é bastante conhecida por ter inúmeros jogos shoot’em’up em seu currículo, o que lhe garante uma preferência por esse gênero de jogos.


Prestando homenagem à prolífica geração 16 bits, Rick Henderson é uma viagem divertida e nostálgica que passa pelos grandes jogos que pegaram carona no estilo side-scrooler horizontal 2D. Ou, como os próprios jogadores que passaram a infância e adolescência em fliperamas carinhosamente chamavam, os clássicos jogos de ‘navinha’.



O jogo tem 3 naves para escolher. Cada uma, com um poder especial diferente. Especial esse que, após encher uma barra, basta apertar um único botão para ativar um movimento que será bem útil para momentos com muitos inimigos te cercando. A nave Thoraxx, por exemplo, solta vários mísseis pela tela destruindo quase tudo ao redor.



Constituído por um modo endless, ou seja, você vai percorrer por loops até sua nave perder toda a barra de sangue. Cada loop apresenta 6 fases e no final seus respectivos chefes. Depois do sexto chefe, o loop se renova e os inimigos surgem mais fortes, velozes e atirando mais. Os modos podem ser jogados tanto na dificuldade normal como na hard. Ainda existe o modo Boss Rush que já é conhecido por muitos jogadores (onde, evidentemente, você só enfrenta os chefes).


Em sua simplicidade e muito fácil de aprender, o jogo traz comandos descomplicados. Tiro mais rápido que destrói a maioria dos inimigos, tiro para derrubar o escudo de algumas naves e o tiro lerdo porém mais poderoso que é bem útil em chefes.


Entretanto, com o botão apenas de tiro rápido, é fácil passar pelo jogo. Ainda existe o botão do especial, já explicado anteriormente. Não existe botão para desacelerar a nave ou pausar o tempo por certo período como em outros jogos desse gênero, mas isso não interfere na jogabilidade.


Alguns jogadores podem ficar desanimados pois também não existem compras de upgrades para a nave. Todavia, ao passar de cada chefe, quatro habilidades (perks) ficam disponibilizadas para o jogador. Importante escolher estrategicamente, pois isso vai influenciar na próxima fase. E são variadas as ofertas, desde aumentar a potência dos tiros até receber um drone de apoio que ajudará no combate.


Durante as fases, algumas naves abatidas deixam outras opções de armas. Com muita variedade, importante também escolher o armamento apropriado. Uma arma mais lenta com poder de fogo melhor? Com mais alcance na tela porém mais fraca? Com certeza, não faltam opções para cada tipo de jogador.


Apresentando uma eficaz trilha sonora Synthwave, o jogo casa ainda mais com o espírito 80’s. O visual também convence, a única bronca fica por conta das barras de rank que poderiam ser maiores e mais visíveis.

Sim, após coletar bandeiras deixadas por alguns inimigos, atingimos mais ranks no jogo passando de capitão a coronel, após cada chefe destruído. Isso influencia mais no escore e também em alguns troféus/conquistas que exigem mudanças de ranks.


Outro problema que surgiu, apesar de não ser constante e talvez influenciado por algumas armas obtidas, foi uma queda de frame rate. Por sorte, o jogo trava rapidamente e nem chega a influenciar no combate, contudo, importante ressaltar que essa queda não é tão permitida em jogos desse gênero onde a trava de movimentos pode influenciar nos reflexos do jogador. Um patch dos desenvolvedores no futuro para corrigir isso seria ideal.


O bom é que o jogo frequentemente entra em promoção e costuma ficar por 20 reais. Se você é um nostálgico ou mesmo um apreciador do gênero, Rick Henderson merece uma conferida. Com dificuldade equilibrada, esse é um jogo viciante, desafiante e com um forte fator replay (cada vez queremos ir mais adiante nas fases). Esteja pronto e com os reflexos em dia para passar algumas horas encarando naves em seu monitor.

 

Rick Henderson


Lançamento: 2020

Desenvolvedores: Fat Pug Studio, EastAsiaSoft

Gênero: Jogo Eletrônico Independente

Plataformas: PlayStation 5, PlayStation 4, Nitendo Switch, Xbox One, Xbox Series X e S

 

NOTA DO CRÍTICO: 8,0

 

Trailer do jogo:





コメント


bottom of page