top of page

Notes From A Quiet Life é o Washed Out ligado às raízes da Chillwave, embora sem muitas inovações

“Notes From A Quiet Life” soa como um álbum de 10/15 anos atrás, mas é bom reviver um gênero fora de moda em 2024

Crédito: Divulgação


Perto do final da década de 2000, a Chillwave estourou trazendo muitos grupos/artistas interessantes e promissores. Muitos dos quais estiveram presentes na lista de final de ano de alguns ouvintes.

 

Foi em 2011 que o produtor, compositor e multi-instrumentista Ernest Greene surgiu por trás do projeto Washed Out. O début “Within And Without” veio a todo vapor entregando hits em potencial como ‘Amor Fati’ e ‘Eyes Be Closed’.

 

Washed Out chegou com a mesma relevância de nomes do gênero que surgiram nesta época, a exemplo dos renomados Toro Y Moi, Porcelain Raft, Smal Black, Neon Indian, entre outros.

 

Apesar de nascido sobre a efervescência da Chillwave, Greene foi apontando mudanças em sua sonoridade. Inseriu pitadas de Shoegaze em “Paracosm” (2013) e de R&B em “Purple Noon” (2020). Claro que a Chillwave continuava presente, apenas estava embutida em panoramas sonoros mais experimentais.

 

O quinto e novo disco, “Notes From A Quiet Life” (2024), retorna com uma Chillwave pautada novamente na Eletrônica de melodias relaxantes, como acontece em ‘Waking Up’ e ‘Got Your Back’, canções que lembram claramente o início de carreira do Washed Out.

 


Sendo assim, praticamente não existe tanto espaço para mudanças. As 10 faixas do álbum totalizando 40 minutos seguem por uma padronização única e que não buscam tantos desvios da sonoridade que a Chillwave propriamente construiu. Claro que ‘The Hardest Part’ com toda sua inspiração Synth-Pop/Synthwave dá um diferencial dentro do trabalho.

 

‘Second Sight’ também merece destaque. A canção retira as batidas dançantes, assume um clima melancólico e insere vocais com efeitos. Aliás, neste álbum, algumas vezes os vocais recebem modificações, contam com a mixagem que a tecnologia de estúdio pode oferecer, apesar disso não ficaram bem encaixados em algumas faixas, a exemplo da fraca ‘Wait On You’.

 


A curiosidade aqui é que o disco foi todo produzido por Greene. Para mixagens adicionais, o músico contou com a assistência de Nathan Boddy (James Blake, Mura Masa) e David Wrench (Manic Street Preachers, Blur).

 

“Notes From A Quiet Life” acaba soando como um lançamento de 10/15 anos atrás. De qualquer forma, será bom matar saudades de um gênero não tão mais na moda em 2024, mas que ainda tem um certo charme e apelo. Entretanto, sabemos que o Washed Out pode fazer muito mais na atualidade mesmo se guiando em outras direções sonoras.

 

 

Notes From A Quiet Life

Washed Out


Ano: 2024

Gênero: Indie Rock, Alternativo, Indie Pop, Eletrônico

Ouça: "The Hardest Part", ‘Second Sight’ 

Pra quem curte: Small Black, Neon Indian

Humor: Atmosférico, Hipnótico, Cintilante



 

NOTA DO CRÍTICO: 6,0

 

Veja o vídeo oficial de ‘The Hardest Part’:


 


 

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page