top of page

Norman Dolph, produtor do Velvet Underground, morreu aos 83 anos

Atualizado: 30 de ago. de 2022



Norman Dolph, produtor musical que produziu as primeiras sessões do The Velvet Underground, morreu aos 83 anos.


A morte de Dolph foi confirmada através de um comunicado divulgado na sexta-feira (20) pelo Planetary Group, que disse que ele havia falecido em 11 de maio em New Haven, Connecticut, após uma batalha contra o câncer.


Dolph conheceu o Velvet Underground enquanto trabalhava como executivo de vendas para a Columbia Records no ano de 1966, e ele começou a organizar as sessões de gravação que renderam a maioria das músicas que apareceram no clássico álbum de 1967 da banda 'The Velvet Underground & Nico'.


As sessões de 1966 aconteceram no Scepter Records Studios em Manhattan, Nova York, e tudo foi organizado por Dolph.


“Eu não era o produtor em nenhum sentido que Quincy Jones é um produtor”, Dolph lembrou mais tarde sobre as sessões em uma entrevista para White Light/White Heat: The Velvet Underground Day by Day de Richie Unterberger. “A única coisa que eu diria é que eles estavam fazendo isso com meu dinheiro – e tínhamos recursos de tempo limitados fiscalmente, porque estávamos sempre esbarrando em compromissos que Scepter tinha no estúdio – eu sempre mantive a coisa nos trilhos.


Mais tarde, Dolph levou as gravações para seus chefes na Columbia, que lhe disseram “você está louco com isso”. 'The Velvet Underground & Nico' acabou sendo lançado na Verve em março de 1967, enquanto o acetato original das gravações do Scepter mais tarde foi vendido no eBay por US$ 25.000.


Dolph também trabalhou como compositor, co-escrevendo o hit de 1974 'Life Is A Rock (But the Radio Rolled Me)' - que foi gravado pelo grupo Reunion e posteriormente modificado para uso em um comercial do McDonald's no Super Bowl.


 


40 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page