Politizado, sonoro e provocador. 'Necropolitica, o novo disco dos Ratos de Porão, apresenta um rock viciante e um João Gordo elétrico
2022 foi um ano com muitos bons álbuns brasileiros, abrangendo diversos gêneros musicais, que mostram a riqueza cultural do Brasil de forma genuína. A banda Ratos de Porão é, sem dúvida, notável pelo disco 'Necropolítica'.
Politizado, sonoro e provocador. 'Necropolitica', o novo trabalho enérgico dos Ratos de Porão, apresenta um rock envolvente, um João Gordo elétrico e uma banda inspirada em trazer músicas fascinantes através de letras viscerais que combatem o preconceito e o fascismo com ferocidade, pontualidade e versatilidade. Um som agradável, forte e ótimo que forneceu importantes vibrações sociais e culturais para o ano de 2022 que necessita ser escutado com atenção e mente aberta.
O disco chega após oito anos do lançamento do ótimo 'Século Sinistro' (2014), a banda paulista segue contextualizada com os últimos acontecimentos no cenário político e socioeconômico do Brasil. Sem rodeios, João Gordo cia descem críticas pontuais e necessárias ao Governo de Jair Messias Bolsonaro, ao avanço perigoso da extrema-direita e dão uma fascinante aula de história com muito Hardcore, Punk e Trash Metal.
São 10 músicas, gravadas e produzidas independentemente, que mostram sua raiva e descontentamento com tudo à sua volta.
A faixa "Aglomeração" se destaca, com uma letra densa que analisa negativamente a pandemia da COVID-19 em um som raivoso. "Alerta Antifascista" é uma explosão sonora que surge como um preciso hino contra o autoritarismo, o totalitarismo e o fascismo no mundo. Em "Neonazi Gratiluz", a música mantém o tom raivoso e provocador contra o nazismo. "G.D.O" analisa com ênfase e propósito as milícias digitais e as fake news no que diz respeito aos seus efeitos sociais na sociedade. A faixa- título é tocada virtuosamente.
'Necropolítica é um disco que requer franqueza e atenção para se compreenderem as letras de uma banda que é completamente contrária àquilo que Bolsonaro e seus seguidores defendem. Trata-se de um Rock que pode passar anos, mas continua tão bom e relevante quanto era no passado, com uma potência elevada que conquista várias gerações de fãs.
Os integrantes não temem se posicionar e o impacto é profundo, mostrando o quanto a música de protesto é importante para compreender suas ideologias, suas palavras e suas ações que visam transformar o mundo com sua arte, influência e poder. A qualidade espetacular da banda em atrair apreciadores ou não de sons pesados para apreciar canções que são viscerais é um exemplo disso.
Necropolítica
Ratos de Porão
Lançamento: 13 de maio de 2022
Gênero: Hardcore, Punk, Rock e Trash Metal
Ouça: "Aglomeração", “G.D.O”, e "Alerta Antifascista"
Humor: Nervoso, Potente, Crítico
Comments