Descansem em paz, Doris Monteiro e Leny Andrade!
Doris Monteiro e Leny Andrade, dois grandes ícones da música brasileira, faleceram nesta segunda-feira (24 de julho), no Rio de Janeiro.
Doris Monteiro tinha 88 anos e faleceu de causas naturais, de acordo com a família e uma publicação oficial no perfil da cantora no Instagram. Já Leny Andrade tinha 80 anos e estava se recuperando de uma pneumonia, mas foi internada na semana passada após sua saúde piorar. As duas eram amigas, moravam juntas no Retiro dos Artistas e eram símbolo de referência uma para a outra, de acordo com o Jornal O Globo.
Adelina Doris Monteiro, mais conhecida como Doris Monteiro, nasceu em 23 de outubro de 1934 e começou sua carreira musical na década de 1940, através do rádio. Na década de 1950, se consagrou quando lançou seu primeiro disco “Se você se importasse/Fecho meus Olhos, Vejo Você” em 1951, tornando-se a Rainha do Rádio através de um concurso promovido pela Associação Brasileira de Rádio no Brasil e uma precursora da Bossa Nova.
Além disso, ela ficou conhecida também por utilizar Sambalanço e Samba Canção e teve inesquecíveis hits como “Palhaçada”, “Fiz o Bobão” e “Mocinho Bonito”. E também gravou discos marcantes. Ela participou em 1947 do programa “Papel Carbono” da Rádio Nacional, atuou em filmes como “De Vento em Popa” de 1957 e teve na TV Tupi um programa de televisão chamado “Encontro com Doris Monteiro!”.
Leny de Andrade Lima, mais conhecida como Leny Andrade, nasceu em 25 de janeiro de 1943, e é conhecida por ser a diva do Jazz brasileiro. Ela iniciou sua carreira musical em 1958. Se apresentava tanto nos Estados Unidos como no Brasil com bastante frequência. Foi nos Estados Unidos que resolveu lançar trabalhos que misturavam a Bossa Nova com Jazz, o que deu título posteriormente de Samba-Jazz. Ela teve vários hits e discos lançados ao longo da carreira e dividiu com César Camargo Mariano um Grammy Latino em 2007.
Entre seus sucessos estão “Contigo Aprendi”, “Rio”, “Estamos Aí” e “Influência do Jazz”. Era também amiga de Tony Bennett, que faleceu em 21 de julho, dona de uma voz grandiosa e de um talento imensurável. Em janeiro de 2023, em comemoração pelos seus 80 anos, a Mills Records lançou em formato de single uma versão dela, com composição de Tom Jobim e Dolores Duran.
Obrigado por tudo, Doris Monteiro e Leny Andrade! Descansem em paz!
Comments