top of page

Morre Carlos Colla, compositor de grandes clássicos da música popular brasileira

Ele teve mais de duas mil músicas gravadas por artistas brasileiros e estrangeiros. Um dos compositores prediletos do Rei Roberto Carlos.

Foto Reprodução.


Carlos Colla, um dos músicos populares brasileiros mais bem-sucedidos, morreu aos 78 anos no Rio. Ele foi autor de sucessos para Roberto Carlos, Fafá de Belém e Menudos. No legado do ilustre e saudoso compositor configuram mais de duas mil músicas gravadas por diversos artistas brasileiros e estrangeiros, sendo que mais de 40 são de Roberto Carlos, que o considerava um dos seus compositores favoritos.


Carlos Colla morreu por uma falência múltipla dos órgãos. Na última terça-feira, submeteu-se a uma cirurgia para tratar de dois aneurismas na aorta abdominal. Ainda não há dados sobre a cerimónia fúnebre ou enterro/crematório.



Seu filho postou uma bela homenagem nas redes sociais:


"Você se esforçou bastante e eu assisti tudo de perto! Obrigado por me ter proporcionado a existência. Você foi muito mais do que apenas Carlos Colla para aqueles que o conheceram. Era o nosso pai e o nosso ídolo! Você é um presente, te admiro e agradeço. Vai com Deus e descansa. "Te amo", disse o filho do músico.

Nascido em Niterói em 1944, Colla começou a compor aos 14 anos e mais tarde iniciou sua vida artística ao lado do amigo Maurício Duboc no grupo musical O Grupo. Em uma apresentação no famoso Canecão, conheceram Roberto Carlos. O Rei propôs que eles escrevessem músicas para ele, e os dois apresentaram, posteriormente, as faixas “A namorada” e “Negra”, gravadas pelo Roberto, respectivamente, em seus LPs de 1971 e 1972.


Carlos Colla — Foto: Reprodução/ Redes sociais

"Falando sério", uma das músicas de Colla que fez sucesso com Roberto Carlos, também foi composta com Maurício Duboc. Roberto gravou 44 canções de Colla. Também é o criador de outros grandes hits, como "Dança do Coco", cantada por Xuxa, e "Hoje a noite não tem luar", apresentada pelo grupo Menudo e pela Legião Urbana.


Artistas que gravaram músicas de Carlos Colla: Alcione, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, Leonardo, Daniel, Matogrosso e Mathias, Chrystian e Ralf, Sandy e Junior, Ricky Vallen.



O compositor concluiu seus estudos de Direito em 1974 e até 1980 exerceu a advocacia paralelamente à composição — Naquele ano, na Ordem dos Advogados do Brasil, assistiu à explosão de uma carta bomba (em um ataque da extrema-direita, que matou a secretária Lyda Monteiro) e decidiu se dedicar exclusivamente à música.

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page