top of page

Morre aos 77 anos Aston Barret, o lendário baixista dos Wailers

Ele tocou com a lendária banda de reggae de 1970 a 1981.

Aston "Homem de Família" Barrett.
(Foto de Mark Metcalfe/Getty Images)


Morreu aos 77 anos Aston “Family Man” Barret, lendário baixista que tocou com Bob Marley e Peter Tosh na banda The Wailers. O músico faleceu ontem, no hospital da Universidade de Miami, na Florida, após a batalha contra uma doença que não foi divulgada. A notícia foi confirmada nas redes sociais do filho do baixista, Aston Barret Jr:


Esta manhã, o mundo perdeu não apenas um músico icônico e a espinha dorsal dos Wailers, mas um ser humano notável cujo legado é tão imenso quanto o seu talento. Nossa família pede privacidade durante este momento desafiador, pois as palavras não podem expressar nossa profunda perda."




Nascido em Kingston, na Jamaica, em 1946, Family Man teve uma longa carreira na música e é conhecido pelas linhas de baixo que ajudaram a formatar o que hoje é o Reggae. Ele costumava dizer que o baixo é a espinha dorsal da música.


Também conhecido como “arquiteto do Reggae”, ele e o irmão, o baterista Carlton Battet, que morreu assassinado em 1987, tocaram com Bob Marley desde o início dos anos 70 até a morte de Bob, em 1981.


Referência por sua técnica impecável, o instrumentista compôs a maioria das linhas de baixo de vários sucessos de Bob e foi inspiração para músicos de outros estilos musicais, como o Flea, do Red Hot Chili Peppers e era muito respeitado por outros ícones da música, como John Lennon e Keith Richards:



A primeira vez que os Wailers foram para a Inglaterra, logo depois disso, eu os encontrei por acaso em Tottenham Court Road. Achei que eles eram muito fracos em comparação com o que ouvi em Steer Town. Family Man se juntou ao baixo, e Bob obviamente tinha todo o material necessário. ", declarou Keith certa vez.

 

O baixista contribuiu com vários artistas como Peter Tosh pós Waliers, Burning Spear, African Brothers, Augustus Pablo e Big Joe, além trabalhar com outros gêneros musicais, como o funk e a disco.

 

Um pouco da história de Aston Barret nos Wailers será contada no filme “One Love”, cinebiografia de Bob Marley que estreia no próximo dia 15. Quem interpretou Barret foi seu próprio filho, Aston Barret Jr.

 


 

28 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page