top of page

Martin Scorsese ultrapassa Spielberg em número de indicações ao Oscar

"Assassinos da Lua das Flores" marca a décima indicação na carreira de Scorsese.

Martin Scorsese e Steven Spielberg (foto de Jon Kopaloff/FilmMagic)
Martin Scorsese e Steven Spielberg (foto de Jon Kopaloff/FilmMagic)


O renomado cineasta Martin Scorsese acaba de marcar um novo recorde na história do Oscar. Com a recente indicação de Killers of the Flower Moon para a categoria de Melhor Diretor, Scorsese atinge sua décima indicação, superando as nove de Steven Spielberg e se tornando o diretor vivo com mais nomeações na premiação.


A carreira de Scorsese no Oscar começou com Touro Indomável em 1980. Apesar de suas múltiplas indicações, o diretor de 81 anos conquistou o cobiçado troféu apenas uma vez, com Os Infiltrados em 2006. Seu talento inquestionável também foi reconhecido em obras recentes como O Irlandês, O Lobo de Wall Street e A Invenção de Hugo Cabret.



Enquanto isso, Spielberg, dono de duas estatuetas por A Lista de Schindler e O Resgate do Soldado Ryan, agora ocupa o segundo lugar entre os diretores vivos mais indicados ao Oscar.


Nesta edição, a Academia também destacou Christopher Nolan por Oppenheimer, Justine Triet por Anatomia de Uma Queda, Yorgos Lanthimos por Pobres Criaturas e Jonathan Glazer por Zona de Interesse. Contudo, a ausência de Greta Gerwig e seu aclamado Barbie gerou descontentamento entre os fãs do filme.



Scorsese, agora o diretor vivo mais indicado, fica atrás apenas de William Wyler na lista geral de todos os tempos. Wyler, que faleceu em 1981, acumulou 12 indicações ao longo de sua carreira, vencendo por Rosa da Esperança, Os Melhores Anos de Nossas Vidas e Ben-Hur.


Entre os diretores ainda vivos que lideram o ranking histórico de indicações ao Oscar, encontram-se Woody Allen, que acumulou sete nomeações, seguido por Francis Ford Coppola, Clint Eastwood e Peter Weir, cada um com quatro indicações.



15 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page