top of page
Foto do escritoralexandre.tiago209

Luto na literatura: Morre o ilustre escritor Paul Auster, aos 77 anos

Descanse em paz, Paul Auster!

Luto na literatura: morre o ilustre escritor Paul Auster aos 77 anos
Foto: Fronteiras do Pensamento/Divulgação.


Na noite desta terça-feira (30), o mundo literário se despede de um de seus maiores talentos, o renomado escritor Paul Auster, aos 77 anos, em Nova York. Reconhecido por suas obras que exploram as nuances da sociedade, Auster travou uma batalha contra o câncer nos últimos meses.


Nascido em Newark, Nova Jersey, em 3 de fevereiro de 1947, Auster deixou um legado impressionante na literatura contemporânea. Graduado pela Universidade de Columbia, o autor era um apaixonado pela literatura francesa e contribuiu significativamente para a tradução de renomados autores franceses para o inglês estadunidense como André Breton, Paul Éluard, Stéphane Mallarmé, Jean-Paul Sartre e Maurice Blanchot.


Inspirado por figuras como Franz Kafka, F. Scott Fitzgerald, William Faulkner, Samuel Beckett, Marcel Proust, Fiódor Dostoiévski e Ernest Hemingway, Auster escreveu mais de 30 livros, marcando sua carreira com obras memoráveis como "A Invenção da Solidão" (1982), "A Trilogia de Nova York" (1985), A Música do Acaso” (1990), “Mr. Vertigo” (1994) , “O Livro das Ilusões” (2002) , “A Noite do Oráculo” (2004) e “4 3 2 1” (2017).



Além de sua contribuição para a literatura, Auster também deixou sua marca na indústria cinematográfica, onde atuou como crítico, roteirista e diretor. Um filme famoso que teve sua direção foi O Mistério de Lulu” que tinha no seu elenco nomes como Harvey Keitel, Mira Sorvino e Willem Defoe.


Em 2022, ele enfrentou uma tragédia pessoal com a morte de seu filho mais velho, Daniel, fruto de seu primeiro casamento com Lydia Davis. Esse episódio doloroso marcou profundamente a vida do autor.


Após esse trágico acontecimento, Auster enfrentou uma série de desafios de saúde, sendo diagnosticado com câncer. A luta contra essa doença implacável foi árdua e que terminou com seu falecimento.


O legado do escritor continuará vivo através das obras que criou e das memórias que deixou em todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecer sua arte, que é acessível e atemporal para todos amantes de literatura e arte.



Paul Auster deixa sua esposa Siri Hustvedt e a filha do casal, Sophie Auster, em uma despedida que deixa um vazio imensurável na cena literária mundial.


Descanse em paz, Paul Auster!

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page