“O governo nunca será a fonte de nossa validação ou proteção. Temos que fazer isso nós mesmos”

A cantora e compositora Lucy Dacus anunciou que doará US$ 10 mil para ajudar pessoas trans a custear cirurgias, em resposta à declaração do presidente Donald Trump de que os Estados Unidos reconhecerão apenas dois sexos – masculino e feminino – durante seu segundo mandato.
Trump oficializou a medida em sua posse na segunda-feira (20 de janeiro), ao assinar uma ordem executiva que determina a política federal sobre sexo e gênero. Segundo sua administração, o reconhecimento oficial será baseado apenas em características biológicas e declarado imutável.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Dacus demonstrou solidariedade à comunidade trans e detalhou sua iniciativa:“Se pessoas trans quiserem comentar sobre cirurgias no GoFundMe, vou doar 10 mil em parcelas de US$ 500 até acabar, e se outras pessoas quiserem rolar a página e fazer doações, por favor, façam”, escreveu. Ela também enfatizou a importância do apoio mútuo: “O governo nunca será a fonte de nossa validação ou proteção, temos que fazer isso nós mesmos.”
Dacus é uma das muitas vozes na indústria musical a se posicionar contra as recentes decisões do governo Trump. Ariana Grande também se manifestou, compartilhando em suas redes sociais o impacto das políticas da administração sobre a comunidade LGBTQIA+ durante a campanha presidencial.
A decisão de Trump gerou críticas generalizadas, principalmente entre grupos de defesa dos direitos LGBTQIA+. Muitos argumentam que a política ignora a complexidade do gênero e reforça a discriminação contra pessoas trans e não-binárias.
Comments