top of page

Karla Sofía Gascón, estrela de Emilia Pérez, é alvo de polêmica por postagens antigas no Twitter

Foto do escritor: Marcello AlmeidaMarcello Almeida


“Sinto muito, é só impressão minha ou há mais muçulmanos na Espanha?"

Karla Sofía Gascón
Imagem: Reprodução.

A atriz Karla Sofía Gascón, conhecida por seu papel no filme Emilia Pérez, está no centro de uma nova controvérsia após internautas resgatarem publicações antigas de sua conta no X (antigo Twitter). As postagens, que datam principalmente de 2020 a 2022, incluem comentários sobre imigração, religião, representatividade no Oscar e até o assassinato de George Floyd.


Em uma das postagens, de novembro de 2020, Gascón questiona o aumento da população muçulmana na Espanha, dizendo: “Sinto muito, é só impressão minha ou há mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com os cabelos cobertos e as saias abaixadas até os calcanhares. No ano que vem, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe”.



Em outra publicação, também de 2020, a atriz faz críticas ao islamismo, afirmando: “O islamismo é maravilhoso, sem nenhum machismo. As mulheres são respeitadas e, quando são respeitadas, ficam com um pequeno buraco quadrado no rosto para que seus olhos fiquem visíveis e suas bocas, mas apenas se ela se comportar. Embora se vistam assim para seu próprio prazer. Quão PROFUNDAMENTE REPUGNANTE DA HUMANIDADE”. A Variety destacou que Gascón também criticou outras religiões, como cristianismo e catolicismo, em postagens de 2021, afirmando estar “farta de todas as crenças idiotas que violam os direitos humanos”.


Além disso, a atriz comentou sobre o assassinato de George Floyd, ocorrido em maio de 2020, dizendo: “Eu realmente acho que muito poucas pessoas se importaram com George Floyd, um vigarista viciado em drogas, mas sua morte serviu para demonstrar mais uma vez que há pessoas que ainda consideram os negros como macacos sem direitos e consideram os policiais como assassinos. Eles estão todos errados”.


Sobre o Oscar, Gascón também teceu críticas, afirmando em uma postagem: “Cada vez mais o #Oscar está parecendo uma cerimônia para filmes independentes e de protesto, eu não sabia se estava assistindo a um festival afro-coreano, a uma manifestação do Black Lives Matter ou ao 8M. Uma festa muito, muito ruim”.


Essa não é a primeira vez que a atriz se envolve em polêmicas recentemente, ela supostamente atacou a equipe do filme Ainda Estou Aqui, um dos principais concorrentes de Emilia Pérez no Oscar 2025.


Até o momento, a Netflix, que detém os direitos de Emilia Pérez no exterior, e a Academia do Oscar não se pronunciaram sobre o caso. Os representantes de Karla Sofía Gascón também não emitiram nenhum comunicado.


As postagens resgatadas reacenderam debates sobre responsabilidade nas redes sociais e o impacto de declarações passadas na carreira de artistas. Enquanto isso, fãs e críticos aguardam posicionamentos oficiais sobre o assunto.

Comments


bottom of page