top of page

Joni Mitchell disponibiliza suas músicas no Spotify novamente, após 2 anos de boicote


Após a retirada do material dos artistas envolvidos no boicote, o Spotify teve uma queda de 6% nas ações da empresa

Joni Mitchell
Foto: Instagram @jonimitchell / The Music Journal


Na última semana, Joni Mitchell retornou ao Spotify, após um boicote feito por alguns artistas protestando contra a desinformação disseminada em um dos podcasts da plataforma.


Em janeiro de 2022, a cantora se juntou a Neil Young, quando ele retirou suas músicas da plataforma. A remoção foi em protesto ao podcast The Joe Rogan Experience, apresentado pelo comediante Joe Rogan, que durante a pandemia de covid-19, veiculou notícias falsas a sobre as vacinas.


Além de Neil Young e Joni Mitchell, outros artistas se juntaram ao protesto, como os músicos parceiros de Young: Graham Nash, David Crosby e Steven Stills. Também aderiram ao boicote o guitarrista Nils Lofgren, da E-Street Band de Bruce Springestten e a escritora Brené Brown.


Na época da pandemia de covid-19, alguns convidados do podcast, que é um dos mais rentáveis do Spotify, alegaram informações falsas sobre as vacinas alterarem os genes das pessoas, causarem efeitos colaterais perigosos e até que a invermectina curaria a doença.



Após a retirada do material dos artistas envolvidos no boicote, o Spotify teve uma queda de 6% nas ações da empresa e vários usuários migraram para outras plataformas. A empresa respondeu que tomaria medidas de combate à desinformação e, em caso de podcasts abordarem o tema "covid", na descrição dos episódios deveria constar links direcionando os ouvintes para informações verificadas.


Neil Young retornou ao Spotify também recentemente, após o conteúdo do podcast de Joe Rogan começar a ser exibido em outras plataformas de podcast. De acordo com Neil, a Apple e a Amazon começaram a servir “os mesmos recursos de podcast de desinformação aos quais me opus no Spotify”. Ele optou por retornar a este último porque, caso contrário, seu trabalho teria “muito pouca distribuição de streaming para os amantes da música”.


Joni Mitchell até o momento não se pronunciou sobre a decisão. Todos os outros artistas citados nesta matéria estão novamente com seu trabalho disponível na plataforma.

11 visualizações0 comentário

댓글


bottom of page