top of page

Johnny Cash será homenageado com estátua no capitólio dos EUA

Ele se tornará o primeiro músico profissional a ganhar uma escultura no Statuary Hall

Johnny Cash no Festival de Glastonbury em 1994.
(Foto de Martyn Goodacre/Getty Images)


O icônico e saudoso Johnny Cash será homenageado com uma estátua no Statuary Hall do Capitólio dos EUA. A estátua, projetada e criada pelo artista Kevin Kresse, será feita de bronze, medindo oito pés de altura, e será revelada em 24 de setembro no Emancipation Hall, tornando-se parte da National Statuary Hall Collection.


O anúncio da instalação foi feito em 1º de agosto pelo presidente da Câmara, Mike Johnson, e pelo líder democrata, Hakeem Jeffries. Esta homenagem marcará a primeira vez que um músico profissional receberá uma estátua no Capitólio.


A decisão de erigir a estátua de Cash surgiu após a legislatura estadual do Arkansas aprovar um projeto de lei em 2019, que determinou a substituição das estátuas do 18º governador do estado, James P. Clarke, e do advogado do século XIX, Uriah Rose. Uma das substituições será a estátua de Cash, e a outra, a da líder dos direitos civis Daisy Bates, que foi instalada em maio.




As esculturas de Clarke e Rose foram retiradas após uma crescente reação negativa em torno delas, principalmente por causa da proclamação de Clarke em 1894 pedindo que o Partido Democrata preservasse os “padrões brancos”. Da mesma forma, as pessoas tiveram problemas com a escultura de Rose devido à sua lealdade à Confederação durante a Guerra Civil (via Consequence).


O anúncio da estátua vem logo após Cash ganhar destaque nas manchetes pelo lançamento de seu álbum póstumo 'Songwriter', um disco com músicas inéditas do ícone da música country.



40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page